A Educação do Campo (EC), protagonizada pelos trabalhadores campesinos e suas organizações, visa contemplar uma política de educação que atenda as demandas de seus sujeitos. Direcionando o olhar para as professoras que lecionam matemática na EC, encontramos suas identidades em movimento, sendo construídas ao longo de suas trajetórias e percursos formativos, a partir das experiências pessoais e profissionais, refletidas em suas práticas do cotidiano. Dessa forma, temos como intuito suscitar alguns tensionamentos de pesquisa, a partir do questionamento: Como se dá a construção da identidade de uma professora de matemática da EC? Essa questão surge do trabalho de conclusão de curso da primeira autora, em parceria com os demais autores e, segue impulsionando a escrita deste trabalho, no qual objetivamos apresentar fatores que influenciam a construção da identidade de professoras de matemática da EC. Para o embasamento das nossas discussões, mergulhamos em autoras e autores que tematizam a EC e a identidade profissional de professores que ensinam matemática em articulação com o campo dos estudos de gênero. Para o operar metodológico, optamos pela realização de uma pesquisa bibliográfica, com foco no levantamento e análise de pesquisas acadêmicas, a nível de mestrado e doutorado, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultados, esperamos produzir reflexões que nos ajudem a repensar a importância dos desdobramentos que afetam a identidade profissional no processo de ensino e aprendizagem das escolas campesinas, o que, possivelmente, nos encaminhará para um olhar mais específico para a inserção da mulher nesses espaços. Esperamos contribuir, também, com os estudos que perpassam o campo de pesquisa da EC e da identidade profissional, de forma a suscitarmos, futuramente, outras possibilidades de pesquisa que emergem da nossa realidade.