Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRECISAMOS DE RESPEITO, SOMOS PESQUISADORES!

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109428
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 793
    "inscrito_id" => 3881
    "titulo" => "PRECISAMOS DE RESPEITO, SOMOS PESQUISADORES!"
    "resumo" => "As primeiras inquietações acerca dessa temática surgiram com o desenvolver do projeto “Profe encontrei um inseto!” o qual proporcionou momentos, vivências e experiências com as crianças que se descobriram pesquisadores, assim como a referência de ter uma professora pesquisadora, que questiona, que desafia e busca solucionar problemas encontrados através de investigação e pesquisa. Neste sentido o objetivo deste projeto foi despertar a curiosidade das crianças, através das vivências e das perguntas desafiadoras ao se colocar como personagem de um pesquisador/investigador, estimulando assim o seu imaginário infantil, que a partir das vivências e experiências de suas descobertas, construímos momentos significativos e sujeitos conscientes. As ações foram fundamentadas em Gouvea (2002), Vigotsky (1996), Bujes (2001), entre outros documentos que legalizam e orientam a educação infantil, como o Currículo de Blumenau que compreende a educação infantil como um espaço/tempo em “que as crianças vivem intensas descobertas, formulam hipóteses sobre as coisas, questionam, desafiam-se, imaginam, fantasiam, inventam e reinventam diversas maneiras de interagir com as pessoas, os ambientes, os espaços e os materiais à sua volta” (BLUMENAU, 2021. p. 39). A metodologia utilizada foi qualitativa, em que todas as vivências foram trabalhadas de forma dinâmica e lúdica, sendo em grande grupo, pequenos grupos e individualmente. Buscamos também momentos com pesquisadores que contribuíram para a experiência das crianças nesse momento. As práticas resultaram na descoberta de se reconhecerem como pesquisadores, que tornou-se parte da identidade coletiva, apontando novos caminhos a serem explorados, na continuidade e amplitude da capacidade do pensamento, dando voz aos seus anseios, tornando cada processo único em um grande enredo, fortalecendo as trocas, através das múltiplas relações interpessoais, buscando sentido para a principal indagação: O que é ser pesquisador?"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3881_TB793_27102024211447.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE KELLY DOS SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joyce.kellysantos12@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109428
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 793
    "inscrito_id" => 3881
    "titulo" => "PRECISAMOS DE RESPEITO, SOMOS PESQUISADORES!"
    "resumo" => "As primeiras inquietações acerca dessa temática surgiram com o desenvolver do projeto “Profe encontrei um inseto!” o qual proporcionou momentos, vivências e experiências com as crianças que se descobriram pesquisadores, assim como a referência de ter uma professora pesquisadora, que questiona, que desafia e busca solucionar problemas encontrados através de investigação e pesquisa. Neste sentido o objetivo deste projeto foi despertar a curiosidade das crianças, através das vivências e das perguntas desafiadoras ao se colocar como personagem de um pesquisador/investigador, estimulando assim o seu imaginário infantil, que a partir das vivências e experiências de suas descobertas, construímos momentos significativos e sujeitos conscientes. As ações foram fundamentadas em Gouvea (2002), Vigotsky (1996), Bujes (2001), entre outros documentos que legalizam e orientam a educação infantil, como o Currículo de Blumenau que compreende a educação infantil como um espaço/tempo em “que as crianças vivem intensas descobertas, formulam hipóteses sobre as coisas, questionam, desafiam-se, imaginam, fantasiam, inventam e reinventam diversas maneiras de interagir com as pessoas, os ambientes, os espaços e os materiais à sua volta” (BLUMENAU, 2021. p. 39). A metodologia utilizada foi qualitativa, em que todas as vivências foram trabalhadas de forma dinâmica e lúdica, sendo em grande grupo, pequenos grupos e individualmente. Buscamos também momentos com pesquisadores que contribuíram para a experiência das crianças nesse momento. As práticas resultaram na descoberta de se reconhecerem como pesquisadores, que tornou-se parte da identidade coletiva, apontando novos caminhos a serem explorados, na continuidade e amplitude da capacidade do pensamento, dando voz aos seus anseios, tornando cada processo único em um grande enredo, fortalecendo as trocas, através das múltiplas relações interpessoais, buscando sentido para a principal indagação: O que é ser pesquisador?"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3881_TB793_27102024211447.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE KELLY DOS SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joyce.kellysantos12@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As primeiras inquietações acerca dessa temática surgiram com o desenvolver do projeto “Profe encontrei um inseto!” o qual proporcionou momentos, vivências e experiências com as crianças que se descobriram pesquisadores, assim como a referência de ter uma professora pesquisadora, que questiona, que desafia e busca solucionar problemas encontrados através de investigação e pesquisa. Neste sentido o objetivo deste projeto foi despertar a curiosidade das crianças, através das vivências e das perguntas desafiadoras ao se colocar como personagem de um pesquisador/investigador, estimulando assim o seu imaginário infantil, que a partir das vivências e experiências de suas descobertas, construímos momentos significativos e sujeitos conscientes. As ações foram fundamentadas em Gouvea (2002), Vigotsky (1996), Bujes (2001), entre outros documentos que legalizam e orientam a educação infantil, como o Currículo de Blumenau que compreende a educação infantil como um espaço/tempo em “que as crianças vivem intensas descobertas, formulam hipóteses sobre as coisas, questionam, desafiam-se, imaginam, fantasiam, inventam e reinventam diversas maneiras de interagir com as pessoas, os ambientes, os espaços e os materiais à sua volta” (BLUMENAU, 2021. p. 39). A metodologia utilizada foi qualitativa, em que todas as vivências foram trabalhadas de forma dinâmica e lúdica, sendo em grande grupo, pequenos grupos e individualmente. Buscamos também momentos com pesquisadores que contribuíram para a experiência das crianças nesse momento. As práticas resultaram na descoberta de se reconhecerem como pesquisadores, que tornou-se parte da identidade coletiva, apontando novos caminhos a serem explorados, na continuidade e amplitude da capacidade do pensamento, dando voz aos seus anseios, tornando cada processo único em um grande enredo, fortalecendo as trocas, através das múltiplas relações interpessoais, buscando sentido para a principal indagação: O que é ser pesquisador?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.