Este artigo divulga os resultados da pesquisa “As Escolas-Piloto do P.A.I.G.C: a luta contra o analfabetismo no processo de libertação colonial da Guiné Portuguesa na perspectiva de Amílcar Cabral, Mário de Andrade e Paulo Freire”. O objetivo principal foi examinar os fundamentos revolucionários de Amílcar Cabral e sua influência na Guiné-Bissau e Cabo Verde entre 1950 e 1970, período que levou à criação das ‘Escolas-Piloto’. A pesquisa investigou como as abordagens pedagógicas de Cabral, em sintonia com o método de Paulo Freire, ajudaram na formação da consciência histórica das lutas anticoloniais nessas sociedades. Foram empregadas fontes bibliográficas, documentais e iconográficas relacionadas às Escolas-Piloto do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (P.A.I.G.C). O estudo apoiou-se na historiografia sobre colonialismo, lutas e resistências anticoloniais, e os impactos do imperialismo português na África do século XX, para compreender o contexto de Guiné e Cabo Verde durante o processo de libertação. Além disso, foram analisados documentos elaborados por Amílcar Cabral e outros líderes africanos da luta anticolonial. A análise das diferentes perspectivas educacionais – tanto portuguesa quanto guineense-cabo-verdiana – destacou a relevância da reestruturação pedagógica promovida pelas Escolas-Piloto, evidenciando a influência do Método de Alfabetização de Paulo Freire na formação da consciência histórica e na luta contra o analfabetismo durante o período de libertação colonial.