O presente artigo tem como tema: Teoria Crítica Adorniana: uma reflexão junto a Pedagogia Dialógica de Paulo Freire e Pedagogia da Escuta de Loris Malaguzzi. Ancorada no pensamento de Síveres (2016), em que este nos aponta que ao se compreender o diálogo e a escuta como constituintes da condição humana e, portanto, um direito humano, sendo necessária a consolidação destes no campo educacional como um instrumento de emancipação, autonomia e liberdade dos sujeitos é que se tornou possível o seguinte problema: quais as contribuições da Teoria Crítica Adorniana para Pedagogia Dialógica de Paulo Freire e Pedagogia da Escuta de Loris Malaguzzi? É pertinente pensar numa aproximação entre as teorias ora elencadas e a formação do sujeito? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que se consolida por meio de uma revisão em literaturas clássicas e contemporâneas que abordam as teorias apresentadas neste trabalho. Dessa maneira, o objetivo desse estudo encontra-se em compreender como a Teoria Crítica Adorniana pode contribuir para a Pedagogia Dialógica de Paulo Freire e Pedagogia da Escuta de Loris Malaguzzi, considerando suas implicações formativas ao que se refere a promoção de sujeitos ativos, críticos e autônomos.