JOGOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS OPERACIONAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112098 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4592 "inscrito_id" => 13171 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS OPERACIONAIS" "resumo" => "Este artigo investiga a aplicação de Jogos Matemáticos como ferramenta de ensino das operações básicas, destacando a importância desses jogos como recurso didático, realizado com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Curuçá – PA. Fundamentado na teoria de Piaget (1978), que acredita que os jogos não servem apenas como uma forma de diversão ou para gastar a energia das crianças, mas também são instrumentos que enriquecem o desenvolvimento intelectual e podem contribuir de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem e para a socialização das crianças. Baseados nessa teoria piagetiana fizemos uma abordagem prática e lúdica, onde foram utilizados diversos tipos de jogos, incluindo jogos de tabuleiro, jogos da velha matemáticos e outros objetos manipuláveis, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e engajador. A metodologia aplicada envolveu a interação direta com os alunos, observando suas reações e progresso ao longo das atividades. Os resultados da aplicação dos jogos mostraram-se promissores, indicando que os alunos não apenas se divertiram, mas também aprimoraram suas habilidades matemáticas operacionais. As atividades lúdicas facilitaram a assimilação dos conteúdos, tornando o aprendizado mais significativo e menos abstrato. Além disso, os jogos contribuíram para a redução da ansiedade matemática, criando um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo. Conclui-se que a utilização de jogos matemáticos no ensino de Matemática é uma estratégia eficaz e enriquecedora. A experiência prática demonstrou que, ao integrar jogos no currículo escolar, é possível promover um ensino mais atrativo e eficiente, que beneficia tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o emocional dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13171_TB4592_27102024130551.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANNY WANESSA BAIA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANNY BAIA" "autor_email" => "luciannypinheiro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112098 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4592 "inscrito_id" => 13171 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS OPERACIONAIS" "resumo" => "Este artigo investiga a aplicação de Jogos Matemáticos como ferramenta de ensino das operações básicas, destacando a importância desses jogos como recurso didático, realizado com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Curuçá – PA. Fundamentado na teoria de Piaget (1978), que acredita que os jogos não servem apenas como uma forma de diversão ou para gastar a energia das crianças, mas também são instrumentos que enriquecem o desenvolvimento intelectual e podem contribuir de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem e para a socialização das crianças. Baseados nessa teoria piagetiana fizemos uma abordagem prática e lúdica, onde foram utilizados diversos tipos de jogos, incluindo jogos de tabuleiro, jogos da velha matemáticos e outros objetos manipuláveis, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e engajador. A metodologia aplicada envolveu a interação direta com os alunos, observando suas reações e progresso ao longo das atividades. Os resultados da aplicação dos jogos mostraram-se promissores, indicando que os alunos não apenas se divertiram, mas também aprimoraram suas habilidades matemáticas operacionais. As atividades lúdicas facilitaram a assimilação dos conteúdos, tornando o aprendizado mais significativo e menos abstrato. Além disso, os jogos contribuíram para a redução da ansiedade matemática, criando um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo. Conclui-se que a utilização de jogos matemáticos no ensino de Matemática é uma estratégia eficaz e enriquecedora. A experiência prática demonstrou que, ao integrar jogos no currículo escolar, é possível promover um ensino mais atrativo e eficiente, que beneficia tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o emocional dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13171_TB4592_27102024130551.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANNY WANESSA BAIA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANNY BAIA" "autor_email" => "luciannypinheiro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }