A atuação do profissional que busca a formação acadêmica em pós-graduação pode alcançar diversos caminhos, sendo um deles a docência. Contudo, para a docência somente a pós-graduação na área específica do conhecimento da formação acadêmica do indivíduo não é suficiente para o exercício do ofício da docência. Nesse sentido, a pesquisa buscou apontar a importância da formação docente para a atuação profissional do pós-graduado no magistério. Para isso, foi utilizada a pesquisa qualitativa como forma de aferição da problemática, sendo a pesquisa bibliográfica o método utilizado para a coleta de dados da pesquisa. Conclui-se a pesquisa apontando que é de suma importância a formação acadêmica em pós-graduação, pois assim o profissional não somente alcança patamares de uma evolução profissional, mas também quanto ao conhecimento teórico da sua área de atuação. A confluência entre o conhecimento teórico e a prática da formação acadêmica pode ser exercida de diversas formas, sendo a docência uma delas. Por isso, é de suma importância que para aqueles que desejam seguir na carreira de docência, além de buscarem a pós-graduação de sua área de conhecimento, interliguem também pela busca da formação em docência, para assim atuarem de forma correta quanto a docência.