NAVEGANDO NA MARGEM: IMPACTOS DA FALTA DE HABILIDADES DIGITAIS DE MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8209 "inscrito_id" => 10094 "titulo" => "NAVEGANDO NA MARGEM: IMPACTOS DA FALTA DE HABILIDADES DIGITAIS DE MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL" "resumo" => "Neste estudo, investigamos os impactos da falta de conhecimentos sobre informática básica, ferramentas digitais e plataformas governamentais. As mulheres do município Parelhas foram nosso público alvo, abordamos como a ausência de habilidades digitais pode afetar diversas áreas de suas vidas. Com base em uma abordagem qualitativa, estão sendo realizadas aulas com mulheres de diferentes faixas etárias e condições socioeconômicas do município de Parelhas para compreender os desafios enfrentados ao acessar as Plataformas Governamentais e serviços online. O embasamento teórico-metodológico empregado é o conceito de cidadania digital, com foco nas desigualdades de gênero. É notório que a falta de habilidades digitais limita significativamente o acesso das mulheres a oportunidades de trabalho, educação e saúde. Além disso, a ausência de conhecimentos básicos na internet aumenta a exposição das mulheres a informações nocivas e a crimes virtuais. As aulas e tutoriais oferecidos estão ajudando a reduzir essas barreiras, melhorando a confiança e a capacidade das mulheres em utilizar tecnologias digitais. Este estudo ressalta a urgência da implementação de políticas públicas e iniciativas educacionais direcionadas especificamente para promover a inclusão digital das mulheres nos municípios. Tais ações são essenciais para diminuir as disparidades de gênero no acesso à tecnologia, fomentar a equidade e proporcionar melhores oportunidades para todas as mulheres, independentemente de sua condição social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10094_TB8209_27102024193104.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA JAYANE SANTOS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.jayane02@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8209 "inscrito_id" => 10094 "titulo" => "NAVEGANDO NA MARGEM: IMPACTOS DA FALTA DE HABILIDADES DIGITAIS DE MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL" "resumo" => "Neste estudo, investigamos os impactos da falta de conhecimentos sobre informática básica, ferramentas digitais e plataformas governamentais. As mulheres do município Parelhas foram nosso público alvo, abordamos como a ausência de habilidades digitais pode afetar diversas áreas de suas vidas. Com base em uma abordagem qualitativa, estão sendo realizadas aulas com mulheres de diferentes faixas etárias e condições socioeconômicas do município de Parelhas para compreender os desafios enfrentados ao acessar as Plataformas Governamentais e serviços online. O embasamento teórico-metodológico empregado é o conceito de cidadania digital, com foco nas desigualdades de gênero. É notório que a falta de habilidades digitais limita significativamente o acesso das mulheres a oportunidades de trabalho, educação e saúde. Além disso, a ausência de conhecimentos básicos na internet aumenta a exposição das mulheres a informações nocivas e a crimes virtuais. As aulas e tutoriais oferecidos estão ajudando a reduzir essas barreiras, melhorando a confiança e a capacidade das mulheres em utilizar tecnologias digitais. Este estudo ressalta a urgência da implementação de políticas públicas e iniciativas educacionais direcionadas especificamente para promover a inclusão digital das mulheres nos municípios. Tais ações são essenciais para diminuir as disparidades de gênero no acesso à tecnologia, fomentar a equidade e proporcionar melhores oportunidades para todas as mulheres, independentemente de sua condição social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10094_TB8209_27102024193104.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA JAYANE SANTOS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.jayane02@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }