A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110168 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1845 "inscrito_id" => 8007 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA" "resumo" => "A formação de professores representa um dos pilares essenciais para o desenvolvimento e elevação da qualidade da educação. Esse processo tem seu início durante a formação inicial docente, a partir da integração entre teoria e prática vivenciada em diferentes ambientes de ensino. Nesse cenário, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) emergem como protagonistas no processo de formação e prática docente. Ambos os programas objetivam elevar a formação prática dos licenciados e promover a sua inserção no ambiente escolar. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do PIBID e do PRP na formação de professores de Matemática no Instituto Federal de Educação do Ceará, a partir da percepção dos licenciandos quanto às suas motivações, desafios e experiências enquanto bolsistas. Como metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa foram aplicados questionários utilizando o Google Forms, contendo cinco perguntas. Essa abordagem permitiu alcançar 13 bolsistas, sendo 7 do PRP e 6 do PIBID. Os temas destacados pelos licenciandos indicam que a sua participação no programa proporcionou uma experiência prática, desenvolvimento profissional e incentivo às pesquisas e produções acadêmicas. Os desafios evidenciados foram: as dificuldades de repassar os conhecimentos, a timidez, nervosismo e os desafios de deslocamento até a escola campo. Quanto às experiências marcantes vivenciadas durante, foram relatados: contato com os alunos e a observação do seu desenvolvimento por meio das monitorias e regências. Os licenciandos também deixaram sugestões e recomendações de melhorias nos programas, destacando: ampliação das escolas, compartilhamento de experiências entre os programas e aumento de vagas. Em suma, os programas PIBID e PRP desempenham um papel fundamental na preparação dos futuros professores, proporcionando uma experiência prática enriquecedora e preparando-os para os desafios da docência em Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8007_TB1845_25032024194143.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "gomes.danielle08@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110168 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1845 "inscrito_id" => 8007 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA" "resumo" => "A formação de professores representa um dos pilares essenciais para o desenvolvimento e elevação da qualidade da educação. Esse processo tem seu início durante a formação inicial docente, a partir da integração entre teoria e prática vivenciada em diferentes ambientes de ensino. Nesse cenário, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) emergem como protagonistas no processo de formação e prática docente. Ambos os programas objetivam elevar a formação prática dos licenciados e promover a sua inserção no ambiente escolar. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do PIBID e do PRP na formação de professores de Matemática no Instituto Federal de Educação do Ceará, a partir da percepção dos licenciandos quanto às suas motivações, desafios e experiências enquanto bolsistas. Como metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa foram aplicados questionários utilizando o Google Forms, contendo cinco perguntas. Essa abordagem permitiu alcançar 13 bolsistas, sendo 7 do PRP e 6 do PIBID. Os temas destacados pelos licenciandos indicam que a sua participação no programa proporcionou uma experiência prática, desenvolvimento profissional e incentivo às pesquisas e produções acadêmicas. Os desafios evidenciados foram: as dificuldades de repassar os conhecimentos, a timidez, nervosismo e os desafios de deslocamento até a escola campo. Quanto às experiências marcantes vivenciadas durante, foram relatados: contato com os alunos e a observação do seu desenvolvimento por meio das monitorias e regências. Os licenciandos também deixaram sugestões e recomendações de melhorias nos programas, destacando: ampliação das escolas, compartilhamento de experiências entre os programas e aumento de vagas. Em suma, os programas PIBID e PRP desempenham um papel fundamental na preparação dos futuros professores, proporcionando uma experiência prática enriquecedora e preparando-os para os desafios da docência em Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8007_TB1845_25032024194143.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "gomes.danielle08@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }