A integração da educação patrimonial nas escolas é essencial por múltiplas razões. Ela facilita a compreensão dos discentes aproximando-os da cultura regional, contribuindo na formação de uma identidade cultural e senso de pertencimento. Diante disso, o Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (Museu CPAHT), elaborou o projeto de extensão "Imperatriz Arqueológica" que propõe a promoção da educação patrimonial nas escolas públicas de Imperatriz, Maranhão, alinhando-se com as competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto ainda está em andamento, e até o momento no ano de 2024, foi aplicado em três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública localizada em Imperatriz, Maranhão. Utilizando a abordagem STEAM e metodologias ativas, os resultados até então, foram obtidos por meio da aplicação de atividades voltadas para as seguintes temáticas: tipos de paisagens, fontes históricas, cultura popular maranhense, arqueologia e educação patrimonial, sendo desenvolvido em três etapas distintas com aplicação de atividades na escola, visita guiada ao Museu CPAHT e oficina de cerâmica no laboratório de arqueologia. Para documentar a aprendizagem visível, foram aplicados questionários e entrevistas a fim de avaliar os resultados do projeto e as atividades desenvolvidas, fornecendo dados para aprimoramento contínuo e futuras intervenções educacionais. O projeto proporcionou a inserção da arqueologia e educação patrimonial nas escolas, demonstrando seu potencial para enriquecer o aprendizado dos discentes no fortalecimento dos laços com a História e cultura local, por meio do acesso às suas raízes e tradições, contribuindo na valorização e proteção os elementos que compõem a herança cultural, assegurando a continuidade histórica, e promovendo a participação ativa da sociedade diante dos desafios contemporâneos.