Essa pesquisa versa sobre a práxis realizada nas aulas da Componente Curricular: Geografia, na turma do 8º ano do Ensino Fundamental (II) em comemoração ao dia do Geógrafo (a) com o seguinte tema: A contribuição dos geógrafos internacionais e nacionais para a Ciência Geográfica, na instituição de ensino: Águia, Colégio e Curso, situada no Município de Araçagi-PB. Dessa forma o objetivo desse estudo é de abordar a utilização dos recursos midiáticos podcast no formato de vídeo e folder como ferramentas de ensino nas escolas, destacando a importância dos discentes na elaboração e socialização desses recursos estimulando os a se tornarem sujeitos reflexivos e críticos dos fatos que ocorrem no espaço geográfico. Os direcionamentos metodológicos utilizados nessa pesquisa foram: explanações orais, pesquisa bibliográfica, um roteiro com as normas e questões norteadoras para a produção do podcast e do folder, orientações sobre a produção, divulgação dos vídeos na rede social da escola e socialização em sala de aula; exposição dos folders e das fotografias dos Geógrafos (a) de renome na Ciência Geográfica para as turmas da escola. No que corresponde aos resultados foram produzidos pelos educandos 16 podcasts (vídeos) e folders enfatizando os seguintes pontos: a biografia dos geógrafos, a sua linha de pensamento, principais obras produzidas por esses, a sua contribuição para a Geografia e se recomendaria a leitura sobre a vida desse geógrafo e indicaria um livro escrito por ele/ela e porquê? Portanto, observou-se o processo de sistematização clara e objetiva dos alunos em conseguirem explanar nas suas arguições a história desses geógrafos de forma dinâmica com o auxílio de ferramentas tecnológicas o que os tornam protagonistas desse processo educativo, sendo transmissores dos saberes geográficos e indo além dos muros da sala de aula partilhando as informações obtidas com outros cidadãos que fazem parte do seu cotidiano.