ESTUDO COMPARATIVO DAS FERRAMENTAS LÚDICAS COMPUTACIONAIS COMO SABER USAR AS FERRAMENTAS PODE AJUDAR OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A DESENVOLVEREM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO E
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111075 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3105 "inscrito_id" => 11628 "titulo" => "ESTUDO COMPARATIVO DAS FERRAMENTAS LÚDICAS COMPUTACIONAIS COMO SABER USAR AS FERRAMENTAS PODE AJUDAR OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A DESENVOLVEREM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO E" "resumo" => "No contexto educacional, frente aos desafios encontrados no ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como pode ser estabelecida uma colaboração entre licenciados em computação e professores multidisciplinares para o desenvolvimento conjunto de ferramentas lúdicas adaptadas, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem desses alunos? Quais estratégias de cooperação, capacitação e desenvolvimento de ferramentas podem ser adotadas para criar recursos lúdicos que atendam às necessidades das crianças com TEA e capacitem os professores a utilizarem de forma eficaz e inclusiva no ambiente educacional? A colaboração entre licenciados em computação e professores de diferentes áreas, focalizada no desenvolvimento conjunto de ferramentas lúdicas adaptadas ao contexto educacional de crianças com TEA, pressupõe que a integração de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos resultará em estratégias de ensino mais eficazes. Essas ferramentas têm o potencial de proporcionar experiências educacionais inclusivas, melhorando não apenas a aprendizagem, mas também promovendo o desenvolvimento socioemocional e cognitivo desses alunos. Nesse contexto, a utilização de uma variedade de recursos tem o potencial de transformar o ensino em um processo mais dinâmico, no qual o aluno desempenha um papel central e constrói ativamente seu próprio conhecimento. É relevante salientar que o emprego desses recursos também serve como estímulo para o desenvolvimento de habilidades sensoriais, sociais e cognitivas através de uma diversidade de jogos e atividades, tornando a experiência de aprendizagem mais envolvente e memorável, além disso, reconheço que o papel do licenciado em computação transcende o ensino da disciplina. É crucial ampliar o foco para uma abordagem multidisciplinar, a verdadeira inclusão se concretiza quando o aluno participa ativamente das atividades escolares, adaptando-se à sua própria maneira, mas é fundamental que o professor mantenha uma interação constante com os alunos, guiando-os em direção à aprendizagem, cada aluno tem a oportunidade de desenvolver-se para aprender, isso os capacita a internalizar o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11628_TB3105_08042024203352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARCOS DE OLIVEIRA MACHADO" "autor_nome_curto" => "JOÃO MARCOS" "autor_email" => "joao.mm@estudante.iftm.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111075 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3105 "inscrito_id" => 11628 "titulo" => "ESTUDO COMPARATIVO DAS FERRAMENTAS LÚDICAS COMPUTACIONAIS COMO SABER USAR AS FERRAMENTAS PODE AJUDAR OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A DESENVOLVEREM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO E" "resumo" => "No contexto educacional, frente aos desafios encontrados no ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como pode ser estabelecida uma colaboração entre licenciados em computação e professores multidisciplinares para o desenvolvimento conjunto de ferramentas lúdicas adaptadas, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem desses alunos? Quais estratégias de cooperação, capacitação e desenvolvimento de ferramentas podem ser adotadas para criar recursos lúdicos que atendam às necessidades das crianças com TEA e capacitem os professores a utilizarem de forma eficaz e inclusiva no ambiente educacional? A colaboração entre licenciados em computação e professores de diferentes áreas, focalizada no desenvolvimento conjunto de ferramentas lúdicas adaptadas ao contexto educacional de crianças com TEA, pressupõe que a integração de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos resultará em estratégias de ensino mais eficazes. Essas ferramentas têm o potencial de proporcionar experiências educacionais inclusivas, melhorando não apenas a aprendizagem, mas também promovendo o desenvolvimento socioemocional e cognitivo desses alunos. Nesse contexto, a utilização de uma variedade de recursos tem o potencial de transformar o ensino em um processo mais dinâmico, no qual o aluno desempenha um papel central e constrói ativamente seu próprio conhecimento. É relevante salientar que o emprego desses recursos também serve como estímulo para o desenvolvimento de habilidades sensoriais, sociais e cognitivas através de uma diversidade de jogos e atividades, tornando a experiência de aprendizagem mais envolvente e memorável, além disso, reconheço que o papel do licenciado em computação transcende o ensino da disciplina. É crucial ampliar o foco para uma abordagem multidisciplinar, a verdadeira inclusão se concretiza quando o aluno participa ativamente das atividades escolares, adaptando-se à sua própria maneira, mas é fundamental que o professor mantenha uma interação constante com os alunos, guiando-os em direção à aprendizagem, cada aluno tem a oportunidade de desenvolver-se para aprender, isso os capacita a internalizar o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11628_TB3105_08042024203352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARCOS DE OLIVEIRA MACHADO" "autor_nome_curto" => "JOÃO MARCOS" "autor_email" => "joao.mm@estudante.iftm.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }