PROJETO LUZ DO SABER: PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109326 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 654 "inscrito_id" => 6992 "titulo" => "PROJETO LUZ DO SABER: PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "resumo" => "As tecnologias digitais estão cada vez mais difundidas e integradas ao contexto escolar, fato que converge para as orientações nacionais atuais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Posto isso, o presente estudo aborda as implicações do projeto “Luz do Saber” para o processo de alfabetização e inclusão digital de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa qualitativa, ora apresentada, foi desenvolvida em uma escola pública do Município de Pentecoste, Estado do Ceará. De forma dialógica, empregaram-se revisão bibliográfica da literatura, análise documental de diagnósticos e questionário estruturado aplicado aos professores das turmas de 2° ano do Ensino Fundamental, séries iniciais, e ao professor do Laboratório de Informática da escola objeto deste estudo de caso. O objetivo deste trabalho é analisar os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, bem como os desafios observados na promoção da alfabetização e inclusão digital, por meio do projeto “Luz do Saber”. O estudo revelou que a usabilidade pedagógica é adequada à realidade dos educandos, proporcionando atividades que estimulam o aprendizado da leitura e escrita e efetivam a inclusão digital. Ademais, alguns dos obstáculos identificados incluíram a estrutura plenamente adequada do laboratório de informática, bem como relutância em adotar mudanças para um melhor desenvolvimento do projeto e aproveitamento de seus recursos e funcionalidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6992_TB654_30092024130013.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA MÁRCIA QUINTELA GOMES" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.marcia45@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109326 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 654 "inscrito_id" => 6992 "titulo" => "PROJETO LUZ DO SABER: PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "resumo" => "As tecnologias digitais estão cada vez mais difundidas e integradas ao contexto escolar, fato que converge para as orientações nacionais atuais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Posto isso, o presente estudo aborda as implicações do projeto “Luz do Saber” para o processo de alfabetização e inclusão digital de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa qualitativa, ora apresentada, foi desenvolvida em uma escola pública do Município de Pentecoste, Estado do Ceará. De forma dialógica, empregaram-se revisão bibliográfica da literatura, análise documental de diagnósticos e questionário estruturado aplicado aos professores das turmas de 2° ano do Ensino Fundamental, séries iniciais, e ao professor do Laboratório de Informática da escola objeto deste estudo de caso. O objetivo deste trabalho é analisar os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, bem como os desafios observados na promoção da alfabetização e inclusão digital, por meio do projeto “Luz do Saber”. O estudo revelou que a usabilidade pedagógica é adequada à realidade dos educandos, proporcionando atividades que estimulam o aprendizado da leitura e escrita e efetivam a inclusão digital. Ademais, alguns dos obstáculos identificados incluíram a estrutura plenamente adequada do laboratório de informática, bem como relutância em adotar mudanças para um melhor desenvolvimento do projeto e aproveitamento de seus recursos e funcionalidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6992_TB654_30092024130013.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA MÁRCIA QUINTELA GOMES" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.marcia45@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }