A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109489 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 873 "inscrito_id" => 1634 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE" "resumo" => "O estudo está inserido no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da formalização dos registros Contábeis. A formalização do conhecimento contábil, em especial da escrituração, implica em raciocínios de inversões e reciprocidades (reversibilidades), comumente causadores de incompreensão nos estudantes. Nesse sentido, delineou-se como objetivo principal identificar quais reversibilidades lógicas são operadas pelos estudantes das disciplinas de Contabilidade ao realizarem uma tarefa de escrituração contábil, de modo a conhecer os processos lógicos dos estudantes. Fundamenta-se na teoria piagetiana para compreender os processos lógicos próprios da natureza contábil e como esses podem ser explicados a partir das reversibilidades lógicas do modelo teórico da estrutura de grupo INRC ([I]identidade; [N]negação; [R]recíproca; [C]correlativa), característica principal do pensamento operatório formal. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. Entre os resultados, identificou-se que, primeiro: a reversibilidade própria de um lançamento contábil é uma recíproca (R), originada pela coerência lógica e contábil do lançamento. Segundo: dentre os estudantes investigados foram identificadas (regularidades) formas típicas de realização de lançamentos: 1ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e coerência contábil (reversibilidade recíproca (R)); 2ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade recíproca (R)) e; 3ª forma: o lançamento operado tem incoerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade negação (N)). A identificação do processo lógico dos estudantes, possibilitou reconhecer se as dificuldades estão relacionadas aos conteúdos ou às construções lógicas do pensamento e, nesse último caso, a insistência na repetição das explicações dos conteúdos não será suficiente para sanar as dificuldades de compreensão. Como contribuição à área, o estudo possibilitou diferente perspectiva para aprofundar na problemática de ensino e aprendizagem de Contabilidade, ou seja, a das construções lógicas do pensamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1634_TB873_29022024151809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA LISIANE DA SILVA RENZ" "autor_nome_curto" => "CINTIA LISIANE" "autor_email" => "cintia.renz@osorio.ifrs.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109489 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 873 "inscrito_id" => 1634 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE" "resumo" => "O estudo está inserido no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da formalização dos registros Contábeis. A formalização do conhecimento contábil, em especial da escrituração, implica em raciocínios de inversões e reciprocidades (reversibilidades), comumente causadores de incompreensão nos estudantes. Nesse sentido, delineou-se como objetivo principal identificar quais reversibilidades lógicas são operadas pelos estudantes das disciplinas de Contabilidade ao realizarem uma tarefa de escrituração contábil, de modo a conhecer os processos lógicos dos estudantes. Fundamenta-se na teoria piagetiana para compreender os processos lógicos próprios da natureza contábil e como esses podem ser explicados a partir das reversibilidades lógicas do modelo teórico da estrutura de grupo INRC ([I]identidade; [N]negação; [R]recíproca; [C]correlativa), característica principal do pensamento operatório formal. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. Entre os resultados, identificou-se que, primeiro: a reversibilidade própria de um lançamento contábil é uma recíproca (R), originada pela coerência lógica e contábil do lançamento. Segundo: dentre os estudantes investigados foram identificadas (regularidades) formas típicas de realização de lançamentos: 1ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e coerência contábil (reversibilidade recíproca (R)); 2ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade recíproca (R)) e; 3ª forma: o lançamento operado tem incoerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade negação (N)). A identificação do processo lógico dos estudantes, possibilitou reconhecer se as dificuldades estão relacionadas aos conteúdos ou às construções lógicas do pensamento e, nesse último caso, a insistência na repetição das explicações dos conteúdos não será suficiente para sanar as dificuldades de compreensão. Como contribuição à área, o estudo possibilitou diferente perspectiva para aprofundar na problemática de ensino e aprendizagem de Contabilidade, ou seja, a das construções lógicas do pensamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1634_TB873_29022024151809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA LISIANE DA SILVA RENZ" "autor_nome_curto" => "CINTIA LISIANE" "autor_email" => "cintia.renz@osorio.ifrs.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }