PEDAGOGIA DA DESCONSTRUÇÃO: UM PROCESSO ESSENCIAL PARA EVOLUÇÃO EM TEMPOS DE CONSTANTES MUDANÇAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112001 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4454 "inscrito_id" => 12425 "titulo" => "PEDAGOGIA DA DESCONSTRUÇÃO: UM PROCESSO ESSENCIAL PARA EVOLUÇÃO EM TEMPOS DE CONSTANTES MUDANÇAS" "resumo" => "A pesquisa "Pedagogia da Desconstrução: Um processo essencial para evoluir em tempos de constantes mudanças" explora a necessidade de reavaliar os modelos educacionais e sociais diante das revoluções tecnológicas e sociais contemporâneas. O estudo analisa a aplicação dessa abordagem em diferentes esferas da vida cotidiana, destacando sua importância na reflexão sobre os rumos da sociedade atual. A pesquisa foi dividida em tópicos que abordam temas cruciais para compreensão e condução da linha de raciocínio sobre a desconstrução como processo individual e até como ferramenta pedagógica, foi adotada uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, análise crítica de estudos sobre pedagogia disruptiva e relatos de experiência, a fundamentação teórica inclui autores como Paulo Freire, Ivan Illich, Jacques Derida, Kenneth Gergen, Vygotsky, Seymour Papert, Zygmunt Bauman, Edgar Morin e Peter Senge, entre outros, cujas obras contribuem para a compreensão da necessidade de repensar os modelos educacionais e sociais para promover uma sociedade mais inclusiva, empática e adaptável às constantes mudanças. Os resultados destacam que o processo de desconstrução emerge como uma poderosa ferramenta para questionar paradigmas obsoletos e promover a evolução individual e coletiva e que a convivência imersiva em espaços coletivos conscientemente comprometidos com a desconstrução desempenha um papel crucial no processo de autoconhecimento e crescimento, promovendo a aceitação e o aprendizado com as diferentes perspectivas, estimulando a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática. Assim, a pesquisa reforça a importância da conscientização sobre a necessidade da desconstrução, e sua utilização como instrumento de transformação social e individual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12425_TB4454_16102024110304.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE MACAGNANI" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "macagnani84@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112001 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4454 "inscrito_id" => 12425 "titulo" => "PEDAGOGIA DA DESCONSTRUÇÃO: UM PROCESSO ESSENCIAL PARA EVOLUÇÃO EM TEMPOS DE CONSTANTES MUDANÇAS" "resumo" => "A pesquisa "Pedagogia da Desconstrução: Um processo essencial para evoluir em tempos de constantes mudanças" explora a necessidade de reavaliar os modelos educacionais e sociais diante das revoluções tecnológicas e sociais contemporâneas. O estudo analisa a aplicação dessa abordagem em diferentes esferas da vida cotidiana, destacando sua importância na reflexão sobre os rumos da sociedade atual. A pesquisa foi dividida em tópicos que abordam temas cruciais para compreensão e condução da linha de raciocínio sobre a desconstrução como processo individual e até como ferramenta pedagógica, foi adotada uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, análise crítica de estudos sobre pedagogia disruptiva e relatos de experiência, a fundamentação teórica inclui autores como Paulo Freire, Ivan Illich, Jacques Derida, Kenneth Gergen, Vygotsky, Seymour Papert, Zygmunt Bauman, Edgar Morin e Peter Senge, entre outros, cujas obras contribuem para a compreensão da necessidade de repensar os modelos educacionais e sociais para promover uma sociedade mais inclusiva, empática e adaptável às constantes mudanças. Os resultados destacam que o processo de desconstrução emerge como uma poderosa ferramenta para questionar paradigmas obsoletos e promover a evolução individual e coletiva e que a convivência imersiva em espaços coletivos conscientemente comprometidos com a desconstrução desempenha um papel crucial no processo de autoconhecimento e crescimento, promovendo a aceitação e o aprendizado com as diferentes perspectivas, estimulando a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática. Assim, a pesquisa reforça a importância da conscientização sobre a necessidade da desconstrução, e sua utilização como instrumento de transformação social e individual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12425_TB4454_16102024110304.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE MACAGNANI" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "macagnani84@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }