O CURRÍCULO “OCULTO” DE TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110049 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1671 "inscrito_id" => 2763 "titulo" => "O CURRÍCULO “OCULTO” DE TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA." "resumo" => "O artigo em questão tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico de reestruturação do uso da robótica nas escolas municipais de João Pessoa, com foco na integração de conteúdos multidisciplinares e na universalização do acesso, bem como suas implicações significativas no currículo e na experiência educacional dos alunos. Para alcançar esse objetivo, o estudo explora a compreensão do que é currículo, examinando suas dimensões e como essas se manifestam por meio da robótica educacional e da computação. A pesquisa concentra-se no relato de mediadores de aprendizagem em tecnologia com cerca de 5 a 10 anos de trabalho efetivo na rede. Os métodos de coleta de dados incluem entrevistas semiestruturadas, levantamento bibliográfico e documental. A análise busca destacar a importância de compreender a realidade local e as dinâmicas curriculares, especialmente no contexto das escolas municipais de João Pessoa. Por meio dessa investigação, espera-se identificar estratégias eficazes de integração da robótica no currículo escolar, promovendo uma educação mais inclusiva, contextualizada e alinhada às necessidades e realidades dos estudantes.Além disso, o estudo almeja oferecer insights valiosos para o debate sobre a formação de professores e a interdisciplinaridade, destacando a importância da colaboração entre diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e transformadoras. Ao promover uma reflexão crítica sobre o papel da robótica na educação e suas implicações curriculares, espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento das políticas educacionais em João Pessoa e para a promoção de uma educação de qualidade, capaz de preparar os alunos para os desafios do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2763_TB1671_07032024202721.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOEMIR LEITE VIRGINIO CUNHA" "autor_nome_curto" => "NOEMIR CUNHA" "autor_email" => "leitenoemir@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110049 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1671 "inscrito_id" => 2763 "titulo" => "O CURRÍCULO “OCULTO” DE TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA." "resumo" => "O artigo em questão tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico de reestruturação do uso da robótica nas escolas municipais de João Pessoa, com foco na integração de conteúdos multidisciplinares e na universalização do acesso, bem como suas implicações significativas no currículo e na experiência educacional dos alunos. Para alcançar esse objetivo, o estudo explora a compreensão do que é currículo, examinando suas dimensões e como essas se manifestam por meio da robótica educacional e da computação. A pesquisa concentra-se no relato de mediadores de aprendizagem em tecnologia com cerca de 5 a 10 anos de trabalho efetivo na rede. Os métodos de coleta de dados incluem entrevistas semiestruturadas, levantamento bibliográfico e documental. A análise busca destacar a importância de compreender a realidade local e as dinâmicas curriculares, especialmente no contexto das escolas municipais de João Pessoa. Por meio dessa investigação, espera-se identificar estratégias eficazes de integração da robótica no currículo escolar, promovendo uma educação mais inclusiva, contextualizada e alinhada às necessidades e realidades dos estudantes.Além disso, o estudo almeja oferecer insights valiosos para o debate sobre a formação de professores e a interdisciplinaridade, destacando a importância da colaboração entre diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e transformadoras. Ao promover uma reflexão crítica sobre o papel da robótica na educação e suas implicações curriculares, espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento das políticas educacionais em João Pessoa e para a promoção de uma educação de qualidade, capaz de preparar os alunos para os desafios do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2763_TB1671_07032024202721.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOEMIR LEITE VIRGINIO CUNHA" "autor_nome_curto" => "NOEMIR CUNHA" "autor_email" => "leitenoemir@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }