O PROTAGONISMO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE SOCIAL E AMBIENTAL FEITA PELOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA/PE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111141 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3187 "inscrito_id" => 11081 "titulo" => "O PROTAGONISMO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE SOCIAL E AMBIENTAL FEITA PELOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA/PE" "resumo" => "O presente trabalho surgiu através de uma atividade de sala de aula em duas escolas do Ensino Fundamental de Anos Finais no município de Araçoiaba/PE, onde foi solicitado aos estudantes uma pesquisa da disciplina de Geografia sobre a realidade do trabalhador do corte da cana-de-açúcar, tendo em vista que este município possui uma significativa parcela da população empregada nesta função devido a atividade econômica da monocultura, sendo esta uma prática que corrobora a degradação ambiental. O objetivo é analisar as atividades produzidas pelos estudantes com a finalidade de construir em sala de aula uma compreensão sobre a realidade do trabalhador do corte da cana, salientando o alto nível de desgaste físico ao qual este está submetido, despertar nos alunos o senso crítico sobre a ocupação do território do seu município pela cana-de-açúcar e compreender que esta atividade contribui para a permanência do latifúndio atendendo aos interesses do mercado local e externo contribuindo com os problemas ambientais. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi feita através de entrevistas entre os parentes cortadores de cana. Os estudantes realizaram as entrevistas com seus pais, tios, avós e moradores da comunidade, e desta feita, eles mesmos construíram o conhecimento acerca do tema permitindo o apontamento de caminhos à superação da educação bancária, sendo assim, um trabalho que se contrapõe ao ensino tradicional, e esta contraposição é pensada considerando uma prática de ensino que tenha sentido para a vida do estudante valorizando a sua realidade e da sua comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11081_TB3187_27102024220256.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONY NUNES SOARES" "autor_nome_curto" => "IVONY" "autor_email" => "ivonyns@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111141 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3187 "inscrito_id" => 11081 "titulo" => "O PROTAGONISMO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE SOCIAL E AMBIENTAL FEITA PELOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA/PE" "resumo" => "O presente trabalho surgiu através de uma atividade de sala de aula em duas escolas do Ensino Fundamental de Anos Finais no município de Araçoiaba/PE, onde foi solicitado aos estudantes uma pesquisa da disciplina de Geografia sobre a realidade do trabalhador do corte da cana-de-açúcar, tendo em vista que este município possui uma significativa parcela da população empregada nesta função devido a atividade econômica da monocultura, sendo esta uma prática que corrobora a degradação ambiental. O objetivo é analisar as atividades produzidas pelos estudantes com a finalidade de construir em sala de aula uma compreensão sobre a realidade do trabalhador do corte da cana, salientando o alto nível de desgaste físico ao qual este está submetido, despertar nos alunos o senso crítico sobre a ocupação do território do seu município pela cana-de-açúcar e compreender que esta atividade contribui para a permanência do latifúndio atendendo aos interesses do mercado local e externo contribuindo com os problemas ambientais. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi feita através de entrevistas entre os parentes cortadores de cana. Os estudantes realizaram as entrevistas com seus pais, tios, avós e moradores da comunidade, e desta feita, eles mesmos construíram o conhecimento acerca do tema permitindo o apontamento de caminhos à superação da educação bancária, sendo assim, um trabalho que se contrapõe ao ensino tradicional, e esta contraposição é pensada considerando uma prática de ensino que tenha sentido para a vida do estudante valorizando a sua realidade e da sua comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11081_TB3187_27102024220256.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONY NUNES SOARES" "autor_nome_curto" => "IVONY" "autor_email" => "ivonyns@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }