A Região Tocantina do Estado do Maranhão é caracterizada pela presença de um ecótono, dos biomas Amazônico e Cerrado. Nesse sentido, um dos componentes principais das veredas (fitofisionomia do cerrado), que apresenta diversas finalidades biotecnológicas, é palmeira do Buriti (Mauritia flexuosa L.f). Esta origina o fruto, área de destaque para estudo biotecnológico, pelo fato de possuir infinitas propriedades químicas, dentre elas: hidrofobicidade, antioxidância e a presença de carboidratos complexos. Nesse viés, objetivou-se demonstrar o potencial do Buriti através de amostras de bioplásticos produzidas do epicarpo, mesocarpo e endocarpo para três escolas de Nível Médio da Rede Pública do Munícipio de Imperatriz-MA. Foi realizada uma exposição de frutos e dos bioplásticos produzidos no Laboratório de Biotecnologia Ambiental – UEMASUL. Para isso, utilizou-se o método de explanação teórico-prática, embasada no processo de construção dos exemplares poliméricos, enfatizando as vantagens e desvantagens nos quesitos de elaboração, finalidade, biodegradação e custo-benefício. Após a exposição, observou-se uma interação satisfatória dos discentes em relação ao potencial do fruto, visto que se encontra imerso no cotidiano e cultura dos imperatrizenses de forma artesanal e gastronômica, ou seja, os discentes desconheciam as propriedades biotecnológicas, sobretudo, poliméricas. Ademais, notou-se que os discentes estavam bastante interessados nos processos de elaboração, além dos testes de biodegradação que os biofilmes foram submetidos, levando em consideração questionamentos sobre a coleta e testes laboratoriais de resistência térmica, mecânica e química, além de dados morfométricos. Assim, o presente trabalho se legitima por contribuir majoritariamente, em termos de pesquisas, para o avanço da biotecnologia regional, haja vista, a valoração da flora do cerrado como ascendente no tripé da sustentabilidade global. Portanto, a concatenação entre escolas e universidades se faz imperiosa, visto sua primazia em promover o progresso dos recursos humanos, didáticos pedagógicos e científicos.