ESTUDE COMO UMA GORDA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES DE EXTENSÃO SOBRE GORDOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110761 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2648 "inscrito_id" => 5987 "titulo" => "ESTUDE COMO UMA GORDA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES DE EXTENSÃO SOBRE GORDOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho pretende apresentar alguns resultados e ações do projeto de extensão “Estude como uma gorda: gordofobia, escola e resistências”, desenvolvido entre 2022 e 2024 nos campi Pinheiral e Volta Redonda do IFRJ. O objetivo principal do projeto foi contribuir na luta contra a gordofobia no ambiente escolar, a partir de debates e reflexões com a comunidade escolar sobre o corpo como objeto histórico e social e as estruturas sociais que forjam padrões estéticos e corporais a fim de excluir e invisibilizar outros tantos corpos que não cabem nesses padrões. O projeto contou com a parceria do Colégio Estadual Celio Barbosa Anchite e dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) dos campi Pinheiral e Volta Redonda. Iniciamos com um processo de formação através de leituras e diálogos sobre o tema. Compreendendo que a estigmatização dos corpos gordos é produto de uma reprodução de valores e padrões que acontece pelas instituições sociais, inserimos a escola na centralidade desse debate. As escolas são um ambiente privilegiado de lutas e resistências por transformações sociais, porém, se não preparadas para abordar e discutir temáticas como a gordofobia, tornam-se espaços em que as práticas discriminatórias e excludentes se apresentam e se reforçam. Portanto, é premente que essa instituição toque nessa ferida social, através de formações para toda comunidade escolar e diálogos com os educandos. Assim, o projeto tem promovido rodas de conversas com estudantes normalistas e funcionários do Colégio Anchite. Algumas importantes ações foram feitas em atividades nos campi envolvidos, como cine debate, rodas de conversas e palestras. Como resultado preliminar das ações do projeto, temos uma página no Instagram de caráter informativo, visando à divulgação científica a respeito do tema e um minicurso de extensão para educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5987_TB2648_21102024002217.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA MARTINS FOGAGNOLI ERTHAL" "autor_nome_curto" => "Marcela Erthal" "autor_email" => "erthalmarcela@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110761 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2648 "inscrito_id" => 5987 "titulo" => "ESTUDE COMO UMA GORDA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES DE EXTENSÃO SOBRE GORDOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho pretende apresentar alguns resultados e ações do projeto de extensão “Estude como uma gorda: gordofobia, escola e resistências”, desenvolvido entre 2022 e 2024 nos campi Pinheiral e Volta Redonda do IFRJ. O objetivo principal do projeto foi contribuir na luta contra a gordofobia no ambiente escolar, a partir de debates e reflexões com a comunidade escolar sobre o corpo como objeto histórico e social e as estruturas sociais que forjam padrões estéticos e corporais a fim de excluir e invisibilizar outros tantos corpos que não cabem nesses padrões. O projeto contou com a parceria do Colégio Estadual Celio Barbosa Anchite e dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) dos campi Pinheiral e Volta Redonda. Iniciamos com um processo de formação através de leituras e diálogos sobre o tema. Compreendendo que a estigmatização dos corpos gordos é produto de uma reprodução de valores e padrões que acontece pelas instituições sociais, inserimos a escola na centralidade desse debate. As escolas são um ambiente privilegiado de lutas e resistências por transformações sociais, porém, se não preparadas para abordar e discutir temáticas como a gordofobia, tornam-se espaços em que as práticas discriminatórias e excludentes se apresentam e se reforçam. Portanto, é premente que essa instituição toque nessa ferida social, através de formações para toda comunidade escolar e diálogos com os educandos. Assim, o projeto tem promovido rodas de conversas com estudantes normalistas e funcionários do Colégio Anchite. Algumas importantes ações foram feitas em atividades nos campi envolvidos, como cine debate, rodas de conversas e palestras. Como resultado preliminar das ações do projeto, temos uma página no Instagram de caráter informativo, visando à divulgação científica a respeito do tema e um minicurso de extensão para educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5987_TB2648_21102024002217.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA MARTINS FOGAGNOLI ERTHAL" "autor_nome_curto" => "Marcela Erthal" "autor_email" => "erthalmarcela@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }