DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO: UMA LEITURA SUSTENTÁVEL DE CONSERVAÇÃO DO ENGENHO SÃO JOÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114661 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8270 "inscrito_id" => 15477 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO: UMA LEITURA SUSTENTÁVEL DE CONSERVAÇÃO DO ENGENHO SÃO JOÃO" "resumo" => "Devido à crescente globalização e as mudanças tecnológicas, sociais e econômicas no mundo atual, fazem-se necessárias direções estratégicas no ambiente de estudo que visam solucionar muitas vezes um cenário comprometido e decadente, em um experimento bem-sucedido e duradouro. Nesta premissa, destaca-se o desenvolvimento endógeno e seu processo de inovação e organização do ambiente. O objetivo deste presente trabalho, cujo panorama de conscientização e conservação questiona as fontes acadêmicas e entidades responsáveis, tem-se como propósito identificar ações que comprovem a conservação do engenho São João como patrimônio imaterial de educação ambiental. Foram realizadas análises dos conceitos de pontos de vista distintos de fontes acadêmicas, e discorrendo por meio de uma abordagem hermenêutica que considera a essência investigativa do tema, uniforme, levando em consideração questionamentos de embasamentos teóricos desse material. Explorou-se de maneira sistemática observações da falta de direcionamento dos recursos internos do local, inclusive no que se reforça as habilidades em relação ao estado físico e as inter-relações sociais, culturais, ambientais e compreende a conservação e sustentabilidade do local. A natureza da pesquisa se justifica como meio de indagações sobre a relevância didática da influência acadêmica no processo de desenvolvimento endógeno, como também desperta um olhar crítico sobre a referência de sustentabilidade propriamente dita. Esta relevância pode ser categorizada como educação ambiental nas escolas, viabilizando a conservação do Engenho São João como um produto sustentável. Em concomitância os pesquisadores ousam explorar a prática da aplicação de temas com esse conteúdo, como maneira significativa de realizar a consciência exploratória dos estudantes como parte multidisciplinar do ensino e a formação de atitudes, capazes de tornarem-se sujeitos do seu próprio aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15477_TB8270_30092024112340.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ LEMOS DA COSTA RUSSELL" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariajose.russell@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114661 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8270 "inscrito_id" => 15477 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO: UMA LEITURA SUSTENTÁVEL DE CONSERVAÇÃO DO ENGENHO SÃO JOÃO" "resumo" => "Devido à crescente globalização e as mudanças tecnológicas, sociais e econômicas no mundo atual, fazem-se necessárias direções estratégicas no ambiente de estudo que visam solucionar muitas vezes um cenário comprometido e decadente, em um experimento bem-sucedido e duradouro. Nesta premissa, destaca-se o desenvolvimento endógeno e seu processo de inovação e organização do ambiente. O objetivo deste presente trabalho, cujo panorama de conscientização e conservação questiona as fontes acadêmicas e entidades responsáveis, tem-se como propósito identificar ações que comprovem a conservação do engenho São João como patrimônio imaterial de educação ambiental. Foram realizadas análises dos conceitos de pontos de vista distintos de fontes acadêmicas, e discorrendo por meio de uma abordagem hermenêutica que considera a essência investigativa do tema, uniforme, levando em consideração questionamentos de embasamentos teóricos desse material. Explorou-se de maneira sistemática observações da falta de direcionamento dos recursos internos do local, inclusive no que se reforça as habilidades em relação ao estado físico e as inter-relações sociais, culturais, ambientais e compreende a conservação e sustentabilidade do local. A natureza da pesquisa se justifica como meio de indagações sobre a relevância didática da influência acadêmica no processo de desenvolvimento endógeno, como também desperta um olhar crítico sobre a referência de sustentabilidade propriamente dita. Esta relevância pode ser categorizada como educação ambiental nas escolas, viabilizando a conservação do Engenho São João como um produto sustentável. Em concomitância os pesquisadores ousam explorar a prática da aplicação de temas com esse conteúdo, como maneira significativa de realizar a consciência exploratória dos estudantes como parte multidisciplinar do ensino e a formação de atitudes, capazes de tornarem-se sujeitos do seu próprio aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15477_TB8270_30092024112340.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ LEMOS DA COSTA RUSSELL" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariajose.russell@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }