IMPACTO DO PERFIL ALIMENTAR E HÁBITOS DE SONO NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ADOLESCENTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114065 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7387 "inscrito_id" => 16723 "titulo" => "IMPACTO DO PERFIL ALIMENTAR E HÁBITOS DE SONO NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ADOLESCENTES" "resumo" => "No contexto atual, a dieta infantil, a atividade física e outros fatores de estilo de vida são amplamente estudados em relação à saúde, mas raramente por seu impacto na cognição e aprendizagem. Além disso, há uma falta de integração entre as literaturas focadas em saúde e educação, apesar da expectativa de que os fatores de estilo de vida influenciam diretamente os processos cognitivos e de aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a influência do perfil alimentar e dos hábitos de sono no desempenho escolar de alunos de 12 a 17 anos, de uma escola situada na zona oeste de Natal/RN, para compreender como esses fatores afetam o desempenho escolar. Para isso, foram aplicados questionários com perguntas discursivas e de múltipla escolha para obter dados acerca dos hábitos alimentares, frequência e qualidade das refeições, identificando padrões alimentares inadequados entre os alunos. Também examinamos horários de sono e vigília, duração e qualidade do sono, comparando-os com recomendações médicas para adolescentes e verificando o período ideal para essa faixa etária. Além disso, investigamos a correlação entre a qualidade da dieta e o rendimento escolar, avaliando a percepção dos alunos sobre como a alimentação afeta sua concentração, memória e desempenho acadêmico. Observamos que os discentes possuem alguns hábitos que podem comprometer a função cognitiva, o que evidencia a necessidade de uma inserção maior entre os trabalhos focados em saúde e educação, enfatizando como os fatores de estilo de vida, como alimentação e sono, podem influenciar significativamente o rendimento escolar e aprendizagem. Os resultados deste estudo podem contribuir para o desenvolvimento de intervenções educativas e de saúde que promovam hábitos alimentares e de sono mais saudáveis, visando a melhoria do desempenho escolar dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16723_TB7387_03102024114826.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILBERTO THIAGO PEREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "GILBERTO" "autor_email" => "gilbertothiagotavares@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114065 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7387 "inscrito_id" => 16723 "titulo" => "IMPACTO DO PERFIL ALIMENTAR E HÁBITOS DE SONO NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ADOLESCENTES" "resumo" => "No contexto atual, a dieta infantil, a atividade física e outros fatores de estilo de vida são amplamente estudados em relação à saúde, mas raramente por seu impacto na cognição e aprendizagem. Além disso, há uma falta de integração entre as literaturas focadas em saúde e educação, apesar da expectativa de que os fatores de estilo de vida influenciam diretamente os processos cognitivos e de aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a influência do perfil alimentar e dos hábitos de sono no desempenho escolar de alunos de 12 a 17 anos, de uma escola situada na zona oeste de Natal/RN, para compreender como esses fatores afetam o desempenho escolar. Para isso, foram aplicados questionários com perguntas discursivas e de múltipla escolha para obter dados acerca dos hábitos alimentares, frequência e qualidade das refeições, identificando padrões alimentares inadequados entre os alunos. Também examinamos horários de sono e vigília, duração e qualidade do sono, comparando-os com recomendações médicas para adolescentes e verificando o período ideal para essa faixa etária. Além disso, investigamos a correlação entre a qualidade da dieta e o rendimento escolar, avaliando a percepção dos alunos sobre como a alimentação afeta sua concentração, memória e desempenho acadêmico. Observamos que os discentes possuem alguns hábitos que podem comprometer a função cognitiva, o que evidencia a necessidade de uma inserção maior entre os trabalhos focados em saúde e educação, enfatizando como os fatores de estilo de vida, como alimentação e sono, podem influenciar significativamente o rendimento escolar e aprendizagem. Os resultados deste estudo podem contribuir para o desenvolvimento de intervenções educativas e de saúde que promovam hábitos alimentares e de sono mais saudáveis, visando a melhoria do desempenho escolar dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16723_TB7387_03102024114826.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILBERTO THIAGO PEREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "GILBERTO" "autor_email" => "gilbertothiagotavares@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }