ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ PERIGO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO SOBRE O CIGARRO ELETRÔNICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
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Este estudo teve como objetivo investigar o interesse e as perspectivas iniciais da comunidade escolar pública do município de Colatina/ES sobre os cigarros eletrônicos, com foco na avaliação da potencialidade e relevância de práticas pedagógicas em educação em saúde e alfabetização científica. A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, envolveu 624 estudantes, 42 professores e 11 membros da equipe gestora escolar. Foi elaborado um questionário utilizando o Google Forms, enviado por WhatsApp, para os sujeitos a fim de avaliar o conhecimento prévio e o interesse pelo tema. Após quinze dias, responderam ao questionário 235 estudantes (38%), 37 professores (88%) e 9 membros da equipe gestora (82%). Os resultados revelaram que 60,3% dos estudantes e equipe gestora 77,7% considera o tema do cigarro eletrônico muito importante, refletindo a necessidade de abordá-lo na escola. 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