RESUMO O artigo aborda a influência da Política de Proteção da Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012) na vida escolar de uma criança autista. O objetivo da pesquisa é analisar como essa legislação impacta o ambiente educacional para crianças com autismo. A justificativa reside na necessidade de compreender como políticas específicas podem promover a inclusão desses estudantes. O referencial teórico-metodológico inclui estudos sobre legislação educacional, inclusão escolar e autismo. Os resultados revelam os efeitos positivos da aplicação da Lei Berenice Piana na promoção de uma educação mais inclusiva e adequada às necessidades das crianças autistas, destacando melhorias no acesso a recursos e no suporte oferecido pelos profissionais da educação. O autismo é uma condição do desenvolvimento neurológico que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento de forma atípica. É considerado um espectro, pois os sintomas e a intensidade podem variar de pessoa para pessoa. Embora seja uma condição cada vez mais conhecida e discutida na sociedade, ainda há indivíduos em condição que se manifesta diferentemente em cada pessoa e afeta cerca de 1 em cada 100 pessoas no mundo Optou-se por fazer o método de intervenção com uma pesquisa exploratória, com natureza qualitativa, para realizar a análise das estratégias enfatizando na avaliação do produto educacional aplicado em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Desse modo, espera-se a compreensão de que o sujeito com TEA, desde sua infância necessita de intervenção, de acompanhamento e de acolhimento é o que torna o seu desenvolvimento progressivo. A interação entre os profissionais da educação e família facilita pra que o autismo não seja um empecilho para o desenvolvimento cognitivo. Através de iniciativas e persistência o autismo passa a ser compreendido e a sociedade torna-se mais inclusiva e acolhedora.