O projeto “A escrita como potência docente: possibilidades de construção do perfil profissional na formação de professoras iniciantes” foi contemplado pelo EDITAL 17/2023 - PROEN/IFRR – INOVA/2023. Desenhado pensando na promoção da cultura do escrever como forma de expressar-se socialmente, tendo como objetivo principal viabilizar espaços de interlocução, discussão e promoção de saberes específicos sobre questões de escrita, docência e gênero. Metodologicamente desenvolvido por um grupo de 30 alunos das turmas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, assim como com a participação de 5 professores e uma acadêmica. Trata-se de um projeto que abrange diferentes áreas do conhecimento, articulado nas práticas pedagógicas em sala de aula e extraclasse. Envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica IV e Didática. Foram realizadas oficinas e rodas de conversas com abordagens de reflexão sobre leitura, escrita e questões de gênero e escrita que dificultam a continuidade das acadêmicas mulheres nos cursos de licenciaturas. Além disso organizamos um concurso de redação sobre o tema “O desafio da Mulher professora no Século XXI”. Ademais, este projeto fortaleceu do Grupo de Estudos de Gênero-GENC, que se reúne quinzenalmente para estudos e reflexões. O trabalho apresentou resultados importantes como a disseminação de conhecimento científico; incentivo à produção acadêmica de mulheres contribuindo com o processo de formação dos acadêmicos, no sentido de orientação para práticas pedagógicas interdisciplinares que contribuam para fortalecer atividades que visem ao trabalho de igualdade de oportunidades para o processo de escrita e desenvolvimento do perfil profissional docente.