TDAH NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS: PROJETO “EXPLORANDO MENTES”
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112288 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4853 "inscrito_id" => 14098 "titulo" => "TDAH NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS: PROJETO “EXPLORANDO MENTES”" "resumo" => "O Projeto de Extensão “Explorando Mentes” foi desenvolvido para conscientizar pais e educadores na identificação e no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em ambientes escolares, conforme as diretrizes da Lei nº 14.254 de 30 de novembro de 2021, que destaca a necessidade de acompanhamento integral para estudantes com este transtorno. O TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, afetando significativamente o desempenho acadêmico e social. A OMS (2021) enfatiza os desafios adicionais enfrentados devido à estigmatização e discriminação. Do ponto de vista neurocientífico, o TDAH está associado às disfunções em várias regiões cerebrais. São regiões cruciais para o controle de processos cognitivos, a regulação do comportamento e o planejamento motor. O projeto realizou a transposição pedagógica de conhecimentos baseados em evidências para a capacitação e a conscientização de membros da comunidade acadêmica. Um questionário validado pela OMS, foi aplicado à estudantes e à professores para avaliar a prevalência de TDAH. O questionário incluiu perguntas sobre sintomas de TDAH e dados sociodemográficos. A análise revelou uma alta consistência interna (? = 0.857) e uma prevalência de 34.78% de TDAH entre os respondentes, com uma maior proporção de mulheres (54.17%) e a maioria dos casos na faixa etária de 18 a 29 anos. A pesquisa, realizada no âmbito de Projeto de Extensão, não foi conclusiva quanto a causalidade, entretanto, revelou uma elevada prevalência do transtorno que pode ter sido resultado da auto seleção dos interessados no tema. O importante foi observar, na prática, o foi discutido na teoria, com a intenção da realização de pesquisas que orientem intervenções específicas e adaptadas para apoiar os estudantes. Entre as estratégias recomendadas incluem a promoção de uma comunicação assertiva e a redução do estigma para melhorar a qualidade da educação e o bem-estar dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14098_TB4853_13102024172610.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE MARQUES PONTES" "autor_nome_curto" => "J. M. PONTES" "autor_email" => "prof.jorgepontes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112288 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4853 "inscrito_id" => 14098 "titulo" => "TDAH NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS: PROJETO “EXPLORANDO MENTES”" "resumo" => "O Projeto de Extensão “Explorando Mentes” foi desenvolvido para conscientizar pais e educadores na identificação e no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em ambientes escolares, conforme as diretrizes da Lei nº 14.254 de 30 de novembro de 2021, que destaca a necessidade de acompanhamento integral para estudantes com este transtorno. O TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, afetando significativamente o desempenho acadêmico e social. A OMS (2021) enfatiza os desafios adicionais enfrentados devido à estigmatização e discriminação. Do ponto de vista neurocientífico, o TDAH está associado às disfunções em várias regiões cerebrais. São regiões cruciais para o controle de processos cognitivos, a regulação do comportamento e o planejamento motor. O projeto realizou a transposição pedagógica de conhecimentos baseados em evidências para a capacitação e a conscientização de membros da comunidade acadêmica. Um questionário validado pela OMS, foi aplicado à estudantes e à professores para avaliar a prevalência de TDAH. O questionário incluiu perguntas sobre sintomas de TDAH e dados sociodemográficos. A análise revelou uma alta consistência interna (? = 0.857) e uma prevalência de 34.78% de TDAH entre os respondentes, com uma maior proporção de mulheres (54.17%) e a maioria dos casos na faixa etária de 18 a 29 anos. A pesquisa, realizada no âmbito de Projeto de Extensão, não foi conclusiva quanto a causalidade, entretanto, revelou uma elevada prevalência do transtorno que pode ter sido resultado da auto seleção dos interessados no tema. O importante foi observar, na prática, o foi discutido na teoria, com a intenção da realização de pesquisas que orientem intervenções específicas e adaptadas para apoiar os estudantes. Entre as estratégias recomendadas incluem a promoção de uma comunicação assertiva e a redução do estigma para melhorar a qualidade da educação e o bem-estar dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14098_TB4853_13102024172610.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE MARQUES PONTES" "autor_nome_curto" => "J. M. PONTES" "autor_email" => "prof.jorgepontes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }