Os jogos digitais têm se destacado com um aumento significativo no seu reconhecimento e aceitação dentro do cenário educacional, consolidando-se como uma ferramenta dinâmica e eficaz na promoção da Educação Inclusiva. Ao serem introduzidos nas práticas educativas, esses jogos visam não somente entreter, mas também se tornar recursos potencializadores do processo de ensino e aprendizagem, capazes de atender às necessidades educacionais específicas de cada aprendiz. Dessa forma, o presente trabalho objetiva refletir sobre como os jogos digitais podem ser utilizados como tecnologia assistiva no processo de inclusão educacional de estudantes com deficiência. Para isso, foi fundamental refletir sobre o papel e a importância dos jogos no desenvolvimento das crianças, na alteração que as tecnologias digitais da informação e comunicação têm gerado na dinâmica estabelecida entre o estudante, o conhecimento e, agora, os jogos digitais, e, por fim, como estes jogos podem promover a funcionalidade, relacionada à participação da pessoa com deficiência no ambiente escolar, enquanto tecnologia assistiva. Para elaborar este artigo, adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada no modelo de pesquisa bibliográfica, uma vez que através dela se permite conhecer, contextualizar e analisar melhor o fenômeno em estudo, partindo de referências teóricas e pesquisas disponíveis. Por fim, os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que os jogos digitais podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem, gerando novos desafios educacionais, mas também alargando as possibilidades de recursos a serem utilizados por meio das tecnologias assistivas, de maneira a promover a inclusão educacional de crianças que fazem parte do público-alvo da educação especial, contribuindo principalmente nos aspectos cognitivos, comunicacionais e sociais.