JOGOS DIGITAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA: POTENCIALIDADES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109051 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 4140 "titulo" => "JOGOS DIGITAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA: POTENCIALIDADES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Os jogos digitais têm se destacado com um aumento significativo no seu reconhecimento e aceitação dentro do cenário educacional, consolidando-se como uma ferramenta dinâmica e eficaz na promoção da Educação Inclusiva. Ao serem introduzidos nas práticas educativas, esses jogos visam não somente entreter, mas também se tornar recursos potencializadores do processo de ensino e aprendizagem, capazes de atender às necessidades educacionais específicas de cada aprendiz. Dessa forma, o presente trabalho objetiva refletir sobre como os jogos digitais podem ser utilizados como tecnologia assistiva no processo de inclusão educacional de estudantes com deficiência. Para isso, foi fundamental refletir sobre o papel e a importância dos jogos no desenvolvimento das crianças, na alteração que as tecnologias digitais da informação e comunicação têm gerado na dinâmica estabelecida entre o estudante, o conhecimento e, agora, os jogos digitais, e, por fim, como estes jogos podem promover a funcionalidade, relacionada à participação da pessoa com deficiência no ambiente escolar, enquanto tecnologia assistiva. Para elaborar este artigo, adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada no modelo de pesquisa bibliográfica, uma vez que através dela se permite conhecer, contextualizar e analisar melhor o fenômeno em estudo, partindo de referências teóricas e pesquisas disponíveis. Por fim, os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que os jogos digitais podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem, gerando novos desafios educacionais, mas também alargando as possibilidades de recursos a serem utilizados por meio das tecnologias assistivas, de maneira a promover a inclusão educacional de crianças que fazem parte do público-alvo da educação especial, contribuindo principalmente nos aspectos cognitivos, comunicacionais e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4140_TB271_21102024095341.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIARLA DANIELLE ANDRADE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIARLA DANIELLE" "autor_email" => "danysiarla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109051 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 4140 "titulo" => "JOGOS DIGITAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA: POTENCIALIDADES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Os jogos digitais têm se destacado com um aumento significativo no seu reconhecimento e aceitação dentro do cenário educacional, consolidando-se como uma ferramenta dinâmica e eficaz na promoção da Educação Inclusiva. Ao serem introduzidos nas práticas educativas, esses jogos visam não somente entreter, mas também se tornar recursos potencializadores do processo de ensino e aprendizagem, capazes de atender às necessidades educacionais específicas de cada aprendiz. Dessa forma, o presente trabalho objetiva refletir sobre como os jogos digitais podem ser utilizados como tecnologia assistiva no processo de inclusão educacional de estudantes com deficiência. Para isso, foi fundamental refletir sobre o papel e a importância dos jogos no desenvolvimento das crianças, na alteração que as tecnologias digitais da informação e comunicação têm gerado na dinâmica estabelecida entre o estudante, o conhecimento e, agora, os jogos digitais, e, por fim, como estes jogos podem promover a funcionalidade, relacionada à participação da pessoa com deficiência no ambiente escolar, enquanto tecnologia assistiva. Para elaborar este artigo, adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada no modelo de pesquisa bibliográfica, uma vez que através dela se permite conhecer, contextualizar e analisar melhor o fenômeno em estudo, partindo de referências teóricas e pesquisas disponíveis. Por fim, os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que os jogos digitais podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem, gerando novos desafios educacionais, mas também alargando as possibilidades de recursos a serem utilizados por meio das tecnologias assistivas, de maneira a promover a inclusão educacional de crianças que fazem parte do público-alvo da educação especial, contribuindo principalmente nos aspectos cognitivos, comunicacionais e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4140_TB271_21102024095341.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIARLA DANIELLE ANDRADE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIARLA DANIELLE" "autor_email" => "danysiarla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }