O artigo explora a relação entre inovação e diferentes gerações no contexto de formação de estudantes de cursos de ensino médio integrado, tecnólogo e de especialização na área em administração em uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ao longo do estudo, discutimos a diversidade e importância da inovação no contexto da administração contemporânea, abordando sua aplicação em produtos, processos, modelos de negócios e gestão para impulsionar a competitividade e o desempenho das organizações. A partir de referenciais da área e diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria, diferenciamos inovação de invenção, sendo que a primeira envolve a aplicação comercial de novas ideias ou tecnologias, enquanto a segunda se refere apenas à sua criação inicial. A partir disso, tipos variados de inovação são discutidos, incluindo mudanças organizacionais que melhoram práticas de negócios e colaborações externas. Para etapa empírica, foram realizadas entrevistas com nove alunos dos diferentes cursos, representando as gerações X, Y e Z. Os resultados revelaram percepções variadas sobre inovação: os alunos mais jovens associam-na à criação revolucionária e digital, os da geração Y focam em melhorias incrementais, e os da geração X a utilizam para aprimorar eficiências operacionais, digitais ou mecânicas. Esses achados destacam como a percepção de inovação é moldada por experiências, contexto profissional e familiaridade com tecnologias emergentes. Essa compreensão é crucial para adaptar estratégias educacionais e profissionais às necessidades distintas de cada geração, promovendo um uso mais eficaz e integrado do conceito de inovação.