IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DAS AVALIAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CEARÁ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114211 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7602 "inscrito_id" => 712 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DAS AVALIAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CEARÁ" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido através de um projeto de pesquisa e extensão realizado na Universidade Regional do Cariri - URCA, e teve como objetivo investigar, desenvolver e implementar estratégias eficazes de acompanhamento das avaliações em ciências nas escolas de tempo integral desta região, visando melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na disciplina. O trabalho contou com as contribuições de estudos sobre Ensino em Tempo Integral e Avaliação da Aprendizagem desenvolvidos por Jaqueline Moll, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann e José Francisco Soares. A metodologia do projeto incluiu a coleta de dados iniciais através de entrevistas e questionários aplicados a professores, gestores escolares e alunos. Paralelamente, foi realizada uma revisão da literatura para identificar as melhores práticas e estratégias de avaliação em ciências. Com base nos dados coletados e nas informações da literatura, foram desenvolvidas e adaptadas estratégias específicas de acompanhamento das avaliações às necessidades das escolas de Campos Sales. Um aspecto central do trabalho foi a capacitação dos professores. Eles receberam formação específica para implementar novas estratégias de avaliação. Durante a implementação, houve um monitoramento contínuo para assegurar a eficácia das práticas e realizar ajustes quando necessário. Ao término da proposta foi conduzida uma avaliação para medir o impacto das novas práticas na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos. O trabalho contribuiu significativamente para o avanço da educação em ciências nas escolas de tempo integral em Campos Sales, promovendo uma cultura de avaliação contínua e eficaz. Esse acompanhamento das avaliações em ciências visou melhorar tanto o ensino quanto a aprendizagem, beneficiando educadores e alunos, e promovendo o desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID712_TB7602_20102024083100.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO" "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114211 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7602 "inscrito_id" => 712 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DAS AVALIAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CEARÁ" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido através de um projeto de pesquisa e extensão realizado na Universidade Regional do Cariri - URCA, e teve como objetivo investigar, desenvolver e implementar estratégias eficazes de acompanhamento das avaliações em ciências nas escolas de tempo integral desta região, visando melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na disciplina. O trabalho contou com as contribuições de estudos sobre Ensino em Tempo Integral e Avaliação da Aprendizagem desenvolvidos por Jaqueline Moll, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann e José Francisco Soares. A metodologia do projeto incluiu a coleta de dados iniciais através de entrevistas e questionários aplicados a professores, gestores escolares e alunos. Paralelamente, foi realizada uma revisão da literatura para identificar as melhores práticas e estratégias de avaliação em ciências. Com base nos dados coletados e nas informações da literatura, foram desenvolvidas e adaptadas estratégias específicas de acompanhamento das avaliações às necessidades das escolas de Campos Sales. Um aspecto central do trabalho foi a capacitação dos professores. Eles receberam formação específica para implementar novas estratégias de avaliação. Durante a implementação, houve um monitoramento contínuo para assegurar a eficácia das práticas e realizar ajustes quando necessário. Ao término da proposta foi conduzida uma avaliação para medir o impacto das novas práticas na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos. O trabalho contribuiu significativamente para o avanço da educação em ciências nas escolas de tempo integral em Campos Sales, promovendo uma cultura de avaliação contínua e eficaz. Esse acompanhamento das avaliações em ciências visou melhorar tanto o ensino quanto a aprendizagem, beneficiando educadores e alunos, e promovendo o desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID712_TB7602_20102024083100.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO" "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }