O jogo é uma ferramenta extremamente eficaz na sala de aula, diante de objetivos explícitos e que façam sentido para os estudantes, constituindo-se, desse modo, como um agente facilitador na/para a aprendizagem da língua escrita de forma lúdica e prazerosa, visto que, aprender a ler e escrever, de início, pode ser um processo complexo para as crianças. Nessa direção, a presente pesquisa teve como objetivo analisar e refletir sobre a contribuição desse recurso para o processo de alfabetização e para a participação e a interação das crianças de uma turma do 3º Ano do ensino fundamental I de uma escola municipal da cidade do Recife, durante a vivência do jogo “Missão Silábica”. O jogo teve como objetivo promover a reflexão do sistema de escrita alfabética estimulando o trabalho em equipe bem como estimular a percepção de que palavras que possuem uma mesma sequência de sons tendem a ser escritas com a mesma sequência de letras. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa assumiu a perspectiva da pesquisa-ação, a partir de uma atividade desenvolvida em uma sala de aula, campo de estágio da vivência do Programa Residência Pedagógica (PRP), em parceria com a UFRPE. Os resultados apontaram, que o trabalho com o jogo, além de auxiliar na consolidação da aprendizagem da língua escrita de forma lúdica e dinâmica, ele, para além da função didática, também contribuiu para o fortalecimento das relações e interações entre as crianças, para a criação de sentimento de pertencimento a um grupo e para a valorização do conhecimento do próximo.