MISSÃO SILÁBICA: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109084 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 322 "inscrito_id" => 452 "titulo" => "MISSÃO SILÁBICA: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O jogo é uma ferramenta extremamente eficaz na sala de aula, diante de objetivos explícitos e que façam sentido para os estudantes, constituindo-se, desse modo, como um agente facilitador na/para a aprendizagem da língua escrita de forma lúdica e prazerosa, visto que, aprender a ler e escrever, de início, pode ser um processo complexo para as crianças. Nessa direção, a presente pesquisa teve como objetivo analisar e refletir sobre a contribuição desse recurso para o processo de alfabetização e para a participação e a interação das crianças de uma turma do 3º Ano do ensino fundamental I de uma escola municipal da cidade do Recife, durante a vivência do jogo “Missão Silábica”. O jogo teve como objetivo promover a reflexão do sistema de escrita alfabética estimulando o trabalho em equipe bem como estimular a percepção de que palavras que possuem uma mesma sequência de sons tendem a ser escritas com a mesma sequência de letras. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa assumiu a perspectiva da pesquisa-ação, a partir de uma atividade desenvolvida em uma sala de aula, campo de estágio da vivência do Programa Residência Pedagógica (PRP), em parceria com a UFRPE. Os resultados apontaram, que o trabalho com o jogo, além de auxiliar na consolidação da aprendizagem da língua escrita de forma lúdica e dinâmica, ele, para além da função didática, também contribuiu para o fortalecimento das relações e interações entre as crianças, para a criação de sentimento de pertencimento a um grupo e para a valorização do conhecimento do próximo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID452_TB322_27102024224446.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INARA DANTAS DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "INARA DANTAS" "autor_email" => "inara.melo@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109084 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 322 "inscrito_id" => 452 "titulo" => "MISSÃO SILÁBICA: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O jogo é uma ferramenta extremamente eficaz na sala de aula, diante de objetivos explícitos e que façam sentido para os estudantes, constituindo-se, desse modo, como um agente facilitador na/para a aprendizagem da língua escrita de forma lúdica e prazerosa, visto que, aprender a ler e escrever, de início, pode ser um processo complexo para as crianças. Nessa direção, a presente pesquisa teve como objetivo analisar e refletir sobre a contribuição desse recurso para o processo de alfabetização e para a participação e a interação das crianças de uma turma do 3º Ano do ensino fundamental I de uma escola municipal da cidade do Recife, durante a vivência do jogo “Missão Silábica”. O jogo teve como objetivo promover a reflexão do sistema de escrita alfabética estimulando o trabalho em equipe bem como estimular a percepção de que palavras que possuem uma mesma sequência de sons tendem a ser escritas com a mesma sequência de letras. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa assumiu a perspectiva da pesquisa-ação, a partir de uma atividade desenvolvida em uma sala de aula, campo de estágio da vivência do Programa Residência Pedagógica (PRP), em parceria com a UFRPE. Os resultados apontaram, que o trabalho com o jogo, além de auxiliar na consolidação da aprendizagem da língua escrita de forma lúdica e dinâmica, ele, para além da função didática, também contribuiu para o fortalecimento das relações e interações entre as crianças, para a criação de sentimento de pertencimento a um grupo e para a valorização do conhecimento do próximo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID452_TB322_27102024224446.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INARA DANTAS DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "INARA DANTAS" "autor_email" => "inara.melo@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }