POÉTICA DA RESISTÊNCIA: LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE AUTORIA NEGRA FEMININA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110845 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2765 "inscrito_id" => 8656 "titulo" => "POÉTICA DA RESISTÊNCIA: LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE AUTORIA NEGRA FEMININA." "resumo" => "A nossa sociedade é extremamente marcada pela desigualdade racial e de gênero, inclusive no processo de escolarização e acesso aos bens culturais, o que configura o silenciamento histórico das mulheres negras, principalmente no espaço literário. Nesse cenário, é fácil perceber que, entre os textos consagrados pelo cânone literário, as autoras negras aparecem pouco, e, quando aparecem, são quase sempre caracterizadas pelos modos inferiorizantes como a sociedade as percebe (SOUZA; LIMA, 2006). Nesse sentido, este trabalho busca analisar, no projeto estético da escrita literária feminina e negra, no cenário da literatura brasileira, como se manifesta a denúncia e a resistência étnico-racial na poesia de três escritoras: Lubi Prates, Valéria Lourenço e Conceição Evaristo. Para tanto, este trabalho apresentará uma abordagem qualitativa, com método comparativo, a partir da perspectiva da literatura afro-brasileira. Dessa forma, partindo para a literatura comparada, busca-se identificar os traços comuns e regulares que atravessam todas elas, ressaltando o que é recorrente e que pode ser uma característica definidora da literatura afro-brasileira. No desenvolvimento da pesquisa, os instrumentos utilizados para a geração de dados serão bibliográficas, por ser realizado a partir do levantamento ou revisão de obras publicadas sobre as teorias que irão direcionar o trabalho. Ao explorar essas questões, este estudo pretende lançar luz sobre o potencial transformador da literatura produzida por mulheres negras, examinando como essas obras influenciam a discussão cultural e promovem a valorização das vozes historicamente marginalizadas. Logo, esse trabalho ampara-se nos estudos de Duarte (2005), Hartman (2021), Souza (2003), Munanga (2005), Carneiro (2011), Nascimento (2021) e Woolf (2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8656_TB2765_08042024162252.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SIMONE BEZERRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Simone" "autor_email" => "simone20.ce@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110845 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2765 "inscrito_id" => 8656 "titulo" => "POÉTICA DA RESISTÊNCIA: LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE AUTORIA NEGRA FEMININA." "resumo" => "A nossa sociedade é extremamente marcada pela desigualdade racial e de gênero, inclusive no processo de escolarização e acesso aos bens culturais, o que configura o silenciamento histórico das mulheres negras, principalmente no espaço literário. Nesse cenário, é fácil perceber que, entre os textos consagrados pelo cânone literário, as autoras negras aparecem pouco, e, quando aparecem, são quase sempre caracterizadas pelos modos inferiorizantes como a sociedade as percebe (SOUZA; LIMA, 2006). Nesse sentido, este trabalho busca analisar, no projeto estético da escrita literária feminina e negra, no cenário da literatura brasileira, como se manifesta a denúncia e a resistência étnico-racial na poesia de três escritoras: Lubi Prates, Valéria Lourenço e Conceição Evaristo. Para tanto, este trabalho apresentará uma abordagem qualitativa, com método comparativo, a partir da perspectiva da literatura afro-brasileira. Dessa forma, partindo para a literatura comparada, busca-se identificar os traços comuns e regulares que atravessam todas elas, ressaltando o que é recorrente e que pode ser uma característica definidora da literatura afro-brasileira. No desenvolvimento da pesquisa, os instrumentos utilizados para a geração de dados serão bibliográficas, por ser realizado a partir do levantamento ou revisão de obras publicadas sobre as teorias que irão direcionar o trabalho. Ao explorar essas questões, este estudo pretende lançar luz sobre o potencial transformador da literatura produzida por mulheres negras, examinando como essas obras influenciam a discussão cultural e promovem a valorização das vozes historicamente marginalizadas. Logo, esse trabalho ampara-se nos estudos de Duarte (2005), Hartman (2021), Souza (2003), Munanga (2005), Carneiro (2011), Nascimento (2021) e Woolf (2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8656_TB2765_08042024162252.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SIMONE BEZERRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Simone" "autor_email" => "simone20.ce@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }