Esta proposta visa aprofundar o estudo sobre formação em pesquisa para professores da Educação Básica, focando em ações extensionistas, de pesquisa e de editoração como objetos de estudo. O objetivo é proporcionar uma visão sobre como a pesquisa pode fortalecer a formação de professores e a qualidade do ensino nas escolas. Em um cenário educacional dinâmico, a formação em pesquisa é essencial, especialmente para o próximo decênio. A partir de uma revisão de literatura e dos dados de projetos de extensão, pesquisa e editoração dos anos de 2023 e 2024, proponho uma reflexão sobre a formação continuada em pesquisa para professores. Os resultados demonstram como fomentar ações de formação em pesquisa para professores da Educação Básica proporciona o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e uma abordagem prática que impacta positivamente o processo de ensino e aprendizagem dentro das salas de aulas. Professores que realizam pesquisas conseguem intervir mais efetivamente em sua prática pedagógica, de uma maneira geral. A proposta ainda apresenta e fomenta ferramentas para implementar a pesquisa na Educação Básica, realizadas por professores-pesquisadores em suas próprias realidades. Baseando-se na experiência coletiva do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Colégio de Aplicação da UERJ, será apresentada uma discussão sobre a formação em pesquisa e possibilidades de contribuição para a formação inicial e continuada para professores da Educação Básica.