UMA ANÁLISE COMPARATIVA ACERCA DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM DUAS ESCOLAS DISTINTAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113563 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6683 "inscrito_id" => 15569 "titulo" => "UMA ANÁLISE COMPARATIVA ACERCA DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM DUAS ESCOLAS DISTINTAS" "resumo" => "O presente trabalho relata experiências vivenciadas pelos autores em duas escolas públicas da cidade de Bom Jesus-PI, parceiras de um projeto de extensão intitulado “O ensino de ciências no ensino fundamental: intervenção científica – prática”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Durante o projeto, foram realizadas diversas práticas de ensino pelos monitores, tais como: modelo didático (célula), erupção vulcânica, terrário, uso dos jogos didáticos. As aulas práticas são de grande importância para a contextualização dos conteúdos em sala de aula, proporcionando uma aprendizagem mais diversificada e engajada. Elas colocam o aluno como agente ativo no seu processo de construção do conhecimento, despertando o interesse pela aprendizagem. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa das aulas práticas desenvolvidas em duas escolas da rede municipal. A abordagem do estudo é qualitativa e foi desenvolvida no contexto em que os monitores atuaram. Para a construção de todo material didático utilizado nas práticas de ensino foi utilizado material reciclado ou de baixo custo. Com o intuito de registrar as observações e reflexões feitas pelos autores, no contexto educacional, ao realizar as práticas de ensino nas aulas de Ciências utilizou-se o diário de campo. Os resultados apontaram que as aulas práticas contribuíram de forma significativa para o ensino e aprendizagem dos educandos das respectivas escolas, nesse sentido, tais práticas se mostram muito válidas, na medida em que apesar das escolas apresentarem estruturas físicas distintas é possível a intervenção prática dentro das suas limitações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15569_TB6683_27102024200606.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIANE LEITE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GESSIANE" "autor_email" => "gessianeleite@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113563 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6683 "inscrito_id" => 15569 "titulo" => "UMA ANÁLISE COMPARATIVA ACERCA DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM DUAS ESCOLAS DISTINTAS" "resumo" => "O presente trabalho relata experiências vivenciadas pelos autores em duas escolas públicas da cidade de Bom Jesus-PI, parceiras de um projeto de extensão intitulado “O ensino de ciências no ensino fundamental: intervenção científica – prática”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Durante o projeto, foram realizadas diversas práticas de ensino pelos monitores, tais como: modelo didático (célula), erupção vulcânica, terrário, uso dos jogos didáticos. As aulas práticas são de grande importância para a contextualização dos conteúdos em sala de aula, proporcionando uma aprendizagem mais diversificada e engajada. Elas colocam o aluno como agente ativo no seu processo de construção do conhecimento, despertando o interesse pela aprendizagem. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa das aulas práticas desenvolvidas em duas escolas da rede municipal. A abordagem do estudo é qualitativa e foi desenvolvida no contexto em que os monitores atuaram. Para a construção de todo material didático utilizado nas práticas de ensino foi utilizado material reciclado ou de baixo custo. Com o intuito de registrar as observações e reflexões feitas pelos autores, no contexto educacional, ao realizar as práticas de ensino nas aulas de Ciências utilizou-se o diário de campo. Os resultados apontaram que as aulas práticas contribuíram de forma significativa para o ensino e aprendizagem dos educandos das respectivas escolas, nesse sentido, tais práticas se mostram muito válidas, na medida em que apesar das escolas apresentarem estruturas físicas distintas é possível a intervenção prática dentro das suas limitações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15569_TB6683_27102024200606.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIANE LEITE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GESSIANE" "autor_email" => "gessianeleite@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }