O presente trabalho relata experiências vivenciadas pelos autores em duas escolas públicas da cidade de Bom Jesus-PI, parceiras de um projeto de extensão intitulado “O ensino de ciências no ensino fundamental: intervenção científica – prática”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Durante o projeto, foram realizadas diversas práticas de ensino pelos monitores, tais como: modelo didático (célula), erupção vulcânica, terrário, uso dos jogos didáticos. As aulas práticas são de grande importância para a contextualização dos conteúdos em sala de aula, proporcionando uma aprendizagem mais diversificada e engajada. Elas colocam o aluno como agente ativo no seu processo de construção do conhecimento, despertando o interesse pela aprendizagem. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa das aulas práticas desenvolvidas em duas escolas da rede municipal. A abordagem do estudo é qualitativa e foi desenvolvida no contexto em que os monitores atuaram. Para a construção de todo material didático utilizado nas práticas de ensino foi utilizado material reciclado ou de baixo custo. Com o intuito de registrar as observações e reflexões feitas pelos autores, no contexto educacional, ao realizar as práticas de ensino nas aulas de Ciências utilizou-se o diário de campo. Os resultados apontaram que as aulas práticas contribuíram de forma significativa para o ensino e aprendizagem dos educandos das respectivas escolas, nesse sentido, tais práticas se mostram muito válidas, na medida em que apesar das escolas apresentarem estruturas físicas distintas é possível a intervenção prática dentro das suas limitações.