IMPRESSÃO E ESCANEAMENTO 3D: FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114741 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8389 "inscrito_id" => 20583 "titulo" => "IMPRESSÃO E ESCANEAMENTO 3D: FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS" "resumo" => "O presente artigo visa explorar o impacto positivo da interação prática e interativa dentro do ambiente de um laboratório de fabricação digital, ressaltando como a impressão e escaneamento 3D pode se interligar na educação em fabricação digital. A pesquisa busca analisar essas tecnologias em atividades educacionais por meio do aprendizado teórico e prático em curso e projetos. Os cursos acontecem de forma mensal e abordam a parte teórica introdutória para iniciação de impressão e escaneamento 3D passando por conceitos básicos de funcionamento, tipos de tecnologias e aplicações práticas no dia a dia. O processo utiliza cursos de capacitação, desenvolvimento de projetos práticos e auxílio a startups, dessa forma proporcionando a aplicação de conhecimentos para solução de problemas reais, assim incentivando a criatividade e capacidade analítica para encontrar soluções. Com isso tendo como resultado a clara contribuição no desenvolvimento de habilidades práticas, proficiência em resolução de problemas, melhoria na capacidade de trabalho em equipe e evolução na área de comunicação. Portanto este estudo destaca como da interação prática em laboratórios de fabricação digital, integrando impressão e escaneamento 3D promovem diversos impactos positivos na educação. Essa abordagem reforça a teoria, estimula a criatividade, melhora a capacidade analítica e promove a colaboração. Conclui-se que essa metodologia desenvolve habilidades práticas, proficiência na resolução de problemas e competências de comunicação e trabalho em equipe, preparando os participantes para desafios reais de forma eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20583_TB8389_03102024184412.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO BARBOSA CALDEIRA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "ebc.eng20@uea.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114741 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8389 "inscrito_id" => 20583 "titulo" => "IMPRESSÃO E ESCANEAMENTO 3D: FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS" "resumo" => "O presente artigo visa explorar o impacto positivo da interação prática e interativa dentro do ambiente de um laboratório de fabricação digital, ressaltando como a impressão e escaneamento 3D pode se interligar na educação em fabricação digital. A pesquisa busca analisar essas tecnologias em atividades educacionais por meio do aprendizado teórico e prático em curso e projetos. Os cursos acontecem de forma mensal e abordam a parte teórica introdutória para iniciação de impressão e escaneamento 3D passando por conceitos básicos de funcionamento, tipos de tecnologias e aplicações práticas no dia a dia. O processo utiliza cursos de capacitação, desenvolvimento de projetos práticos e auxílio a startups, dessa forma proporcionando a aplicação de conhecimentos para solução de problemas reais, assim incentivando a criatividade e capacidade analítica para encontrar soluções. Com isso tendo como resultado a clara contribuição no desenvolvimento de habilidades práticas, proficiência em resolução de problemas, melhoria na capacidade de trabalho em equipe e evolução na área de comunicação. Portanto este estudo destaca como da interação prática em laboratórios de fabricação digital, integrando impressão e escaneamento 3D promovem diversos impactos positivos na educação. Essa abordagem reforça a teoria, estimula a criatividade, melhora a capacidade analítica e promove a colaboração. Conclui-se que essa metodologia desenvolve habilidades práticas, proficiência na resolução de problemas e competências de comunicação e trabalho em equipe, preparando os participantes para desafios reais de forma eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20583_TB8389_03102024184412.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO BARBOSA CALDEIRA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "ebc.eng20@uea.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }