Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO TORNAMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114381
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7855
    "inscrito_id" => 19250
    "titulo" => "PROJETO TORNAMÁTICA"
    "resumo" => "Tendo em vista a importância do ensino de Matemática na trajetória escolar dos nossos alunos e ainda, as contribuições em se trabalhar com o lúdico e materiais concretos durante o ensino desse componente curricular no processo de ensino e aprendizagem. Surge a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas no ensino fundamental. Com isso, é desenvolvido desde 2022 no município de Lagoa Salgada o projeto Tornemática, com o objetivo de trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dos nossos alunados, despertando neles a curiosidade, a concentração, a socialização, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Partindo desse pressumposto, propomos fazer atividade com vários desafios matemáticos, de forma interna e externa, mudando a rotina de sala de aula para despertar o interesse do aluno, já que, o torneio promove aprendizagem da Matemática de forma lúdica e com a participação de equipes organizadas, com atividades que desenvolvem o raciocínio lógico, resolução de problemas, cálculo mental e conhecimentos geométricos. Para os professores o torneio evidencia a capacidade dos estudantes quando trabalham em equipe e tem autonomia para produzirem sua própria aprendizagem. Para os estudantes, participar do torneio incentiva a pensar e raciocinar de forma rápida. Nesta perspectiva, o raciocínio lógico é visto como o conjunto de ideias pensadas para chegar a determinada conclusão ou resolução de um problema, conforme Piaget (1896), Copi (1978) e Vygostky (1973). Os resultados obtidos revelam que a matemática é um meio fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico de uma criança até sua idade adulta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19250_TB7855_01082024151733.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINEIDE FERREIRA DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINEIDE"
    "autor_email" => "neidecarreiro2012@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114381
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7855
    "inscrito_id" => 19250
    "titulo" => "PROJETO TORNAMÁTICA"
    "resumo" => "Tendo em vista a importância do ensino de Matemática na trajetória escolar dos nossos alunos e ainda, as contribuições em se trabalhar com o lúdico e materiais concretos durante o ensino desse componente curricular no processo de ensino e aprendizagem. Surge a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas no ensino fundamental. Com isso, é desenvolvido desde 2022 no município de Lagoa Salgada o projeto Tornemática, com o objetivo de trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dos nossos alunados, despertando neles a curiosidade, a concentração, a socialização, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Partindo desse pressumposto, propomos fazer atividade com vários desafios matemáticos, de forma interna e externa, mudando a rotina de sala de aula para despertar o interesse do aluno, já que, o torneio promove aprendizagem da Matemática de forma lúdica e com a participação de equipes organizadas, com atividades que desenvolvem o raciocínio lógico, resolução de problemas, cálculo mental e conhecimentos geométricos. Para os professores o torneio evidencia a capacidade dos estudantes quando trabalham em equipe e tem autonomia para produzirem sua própria aprendizagem. Para os estudantes, participar do torneio incentiva a pensar e raciocinar de forma rápida. Nesta perspectiva, o raciocínio lógico é visto como o conjunto de ideias pensadas para chegar a determinada conclusão ou resolução de um problema, conforme Piaget (1896), Copi (1978) e Vygostky (1973). Os resultados obtidos revelam que a matemática é um meio fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico de uma criança até sua idade adulta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19250_TB7855_01082024151733.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINEIDE FERREIRA DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINEIDE"
    "autor_email" => "neidecarreiro2012@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Tendo em vista a importância do ensino de Matemática na trajetória escolar dos nossos alunos e ainda, as contribuições em se trabalhar com o lúdico e materiais concretos durante o ensino desse componente curricular no processo de ensino e aprendizagem. Surge a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas no ensino fundamental. Com isso, é desenvolvido desde 2022 no município de Lagoa Salgada o projeto Tornemática, com o objetivo de trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dos nossos alunados, despertando neles a curiosidade, a concentração, a socialização, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Partindo desse pressumposto, propomos fazer atividade com vários desafios matemáticos, de forma interna e externa, mudando a rotina de sala de aula para despertar o interesse do aluno, já que, o torneio promove aprendizagem da Matemática de forma lúdica e com a participação de equipes organizadas, com atividades que desenvolvem o raciocínio lógico, resolução de problemas, cálculo mental e conhecimentos geométricos. Para os professores o torneio evidencia a capacidade dos estudantes quando trabalham em equipe e tem autonomia para produzirem sua própria aprendizagem. Para os estudantes, participar do torneio incentiva a pensar e raciocinar de forma rápida. Nesta perspectiva, o raciocínio lógico é visto como o conjunto de ideias pensadas para chegar a determinada conclusão ou resolução de um problema, conforme Piaget (1896), Copi (1978) e Vygostky (1973). Os resultados obtidos revelam que a matemática é um meio fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico de uma criança até sua idade adulta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.