EXPLORANDO A ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM SOCIOCIENTÍFICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112362 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4959 "inscrito_id" => 14802 "titulo" => "EXPLORANDO A ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM SOCIOCIENTÍFICA" "resumo" => "Em um mundo globalizado com significativos avanços científicos e tecnológicos é indispensável que a população seja cada vez mais qualificada e sobretudo que desenvolva habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e capacidade de argumentação. Nesse cenário, o ensino de ciências pode colaborar para o desenvolvimento de tais habilidades, todavia, ainda é verificada a necessidade de um ensino mais contextualizado, onde os alunospossamvisualizar a aplicação da ciência nas suas vivências e tenham uma aprendizagem significativa. Dentre as estratégias de ensino que podem contribuir para um ensino de ciências mais próximo da realidade dos alunos existem os temas sociocientíficos. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a abordagem de temas sociocientíficos em sala de aula podem cooperar para um ensino de ciências mais reflexivo e relacionado com a realidade dos educandos. Para tanto, foi realizado intervenção científico- prática com discentes do oitavo ano de uma escola pública de Bom Jesus Piauí sobre adolescência e puberdade, utilizando os três momentos pedagógicos (Delizocoiv; Angotti e Pernambuco, 2017). Então, os alunos foram separados em grupos, nos quais cada representante deveria,com a ajuda dos demais, escolher uma imagem que melhor representasse a adolescência e explicaro motivo da escolha, logo após, a partir de discussões com os educandos foi realizada a sistematização do conhecimento, por fim, cada grupo ficou com imagens de silhuetas de pessoas onde deveriam apontar as alterações que ocorre durante a puberdade, além de criar uma história sobre a adolescência. Como resultado foi verificado que trabalhar com temas sociocientíficos proporcionou um maior envolvimento dos discentes na aula, garantiu uma maior proximidade entre professor e alunos, além de ter possibilitado relacionar questões científicas com vivências do cotidiano, de forma que os discentes puderam perceber que a ciência pode nos ajudar a compreender o nosso corpo e o ambiente em que vivemos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14802_TB4959_15102024091705.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANARA CRUZ MIRANDA" "autor_nome_curto" => "SANARA" "autor_email" => "mirandasanara1998@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112362 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4959 "inscrito_id" => 14802 "titulo" => "EXPLORANDO A ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM SOCIOCIENTÍFICA" "resumo" => "Em um mundo globalizado com significativos avanços científicos e tecnológicos é indispensável que a população seja cada vez mais qualificada e sobretudo que desenvolva habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e capacidade de argumentação. Nesse cenário, o ensino de ciências pode colaborar para o desenvolvimento de tais habilidades, todavia, ainda é verificada a necessidade de um ensino mais contextualizado, onde os alunospossamvisualizar a aplicação da ciência nas suas vivências e tenham uma aprendizagem significativa. Dentre as estratégias de ensino que podem contribuir para um ensino de ciências mais próximo da realidade dos alunos existem os temas sociocientíficos. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a abordagem de temas sociocientíficos em sala de aula podem cooperar para um ensino de ciências mais reflexivo e relacionado com a realidade dos educandos. Para tanto, foi realizado intervenção científico- prática com discentes do oitavo ano de uma escola pública de Bom Jesus Piauí sobre adolescência e puberdade, utilizando os três momentos pedagógicos (Delizocoiv; Angotti e Pernambuco, 2017). Então, os alunos foram separados em grupos, nos quais cada representante deveria,com a ajuda dos demais, escolher uma imagem que melhor representasse a adolescência e explicaro motivo da escolha, logo após, a partir de discussões com os educandos foi realizada a sistematização do conhecimento, por fim, cada grupo ficou com imagens de silhuetas de pessoas onde deveriam apontar as alterações que ocorre durante a puberdade, além de criar uma história sobre a adolescência. Como resultado foi verificado que trabalhar com temas sociocientíficos proporcionou um maior envolvimento dos discentes na aula, garantiu uma maior proximidade entre professor e alunos, além de ter possibilitado relacionar questões científicas com vivências do cotidiano, de forma que os discentes puderam perceber que a ciência pode nos ajudar a compreender o nosso corpo e o ambiente em que vivemos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14802_TB4959_15102024091705.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANARA CRUZ MIRANDA" "autor_nome_curto" => "SANARA" "autor_email" => "mirandasanara1998@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }