Em um mundo globalizado com significativos avanços científicos e tecnológicos é indispensável que a população seja cada vez mais qualificada e sobretudo que desenvolva habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e capacidade de argumentação. Nesse cenário, o ensino de ciências pode colaborar para o desenvolvimento de tais habilidades, todavia, ainda é verificada a necessidade de um ensino mais contextualizado, onde os alunospossamvisualizar a aplicação da ciência nas suas vivências e tenham uma aprendizagem significativa. Dentre as estratégias de ensino que podem contribuir para um ensino de ciências mais próximo da realidade dos alunos existem os temas sociocientíficos. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a abordagem de temas sociocientíficos em sala de aula podem cooperar para um ensino de ciências mais reflexivo e relacionado com a realidade dos educandos. Para tanto, foi realizado intervenção científico- prática com discentes do oitavo ano de uma escola pública de Bom Jesus Piauí sobre adolescência e puberdade, utilizando os três momentos pedagógicos (Delizocoiv; Angotti e Pernambuco, 2017). Então, os alunos foram separados em grupos, nos quais cada representante deveria,com a ajuda dos demais, escolher uma imagem que melhor representasse a adolescência e explicaro motivo da escolha, logo após, a partir de discussões com os educandos foi realizada a sistematização do conhecimento, por fim, cada grupo ficou com imagens de silhuetas de pessoas onde deveriam apontar as alterações que ocorre durante a puberdade, além de criar uma história sobre a adolescência. Como resultado foi verificado que trabalhar com temas sociocientíficos proporcionou um maior envolvimento dos discentes na aula, garantiu uma maior proximidade entre professor e alunos, além de ter possibilitado relacionar questões científicas com vivências do cotidiano, de forma que os discentes puderam perceber que a ciência pode nos ajudar a compreender o nosso corpo e o ambiente em que vivemos.