No universo da educação infantil, o ato de brincar transcende a mera diversão, assumindo um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança. Reconhecido como uma ferramenta pedagógica poderosa, o brincar estimula a imaginação, as habilidades sociais, o desenvolvimento cognitivo, emocional e relações interpessoais, além de ser um direito assegurado às crianças. Considerando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, é essencial compreender os mecanismos pelos quais ele contribui não apenas para o crescimento individual, mas também para a formação de aprendizagens significativas na infância. Este artigo tem por objetivo abordar os diversos aspectos relacionados ao brincar no contexto educacional, começando pelos seus aspectos históricos, o papel que desempenha no desenvolvimento cognitivo e emocional, até sua influência direta na aprendizagem. Adicionalmente, serão discutidas a formação de professores ao utilizar o brincar como ferramenta pedagógica. A necessidade de reconhecer e promover o brincar como elemento central na educação de crianças ecoa como um chamado para educadores, pais e responsáveis, assim como para as políticas educacionais, para assegurar que esse direito seja garantido e fomentado nas atividades educacionais cotidianas. O compromisso com práticas que valorizem as experiências lúdicas e criativas no contexto educacional não apenas honra os direitos das crianças, mas também prepara o terreno para uma sociedade mais consciente, criativa e emocionalmente saudável.