MAPA MENTAL SUSPENSO: A IMPORTÂNCIA DO USO DE DINÂMICA EDUCACIONAL NA APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112412 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5027 "inscrito_id" => 8909 "titulo" => "MAPA MENTAL SUSPENSO: A IMPORTÂNCIA DO USO DE DINÂMICA EDUCACIONAL NA APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA" "resumo" => "O ensino da disciplina de História desempenha um papel fundamental na formação cidadã. Nesse contexto, a adoção de uma didática envolvente em sala de aula é importante, pois torna o aprendizado dos alunos significativo. O objetivo deste trabalho é estabelecer conexões entre o conteúdo apresentado em sala de aula e o uso de mapas mentais suspensos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Esta construção multidimensional serve como uma ferramenta diagnóstica, avaliativa e envolvente, promovendo, em última análise, uma experiência enriquecedora para o educando. Dessa maneira, o trabalho é um relato de experiência no qual apresenta o mapa mental suspenso como estratégia de ensinagem no ensino de História. A atividade foi realizada no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), Campus Professora Cinobelina Elvas, durante o mês de abril de 2024 com a turma do 2º ano do Ensino Médio, composta por vinte e três alunos. Durante a atividade, observou-se uma interação expressiva dos alunos, especialmente, ao revisar o conteúdo com o auxílio dos mapas mentais suspensos, utilizando materiais simples como folhas A4, canetas, barbante e grampeador. A implementação desta dinâmica se trata de mapa mental grampeado em um barbante em círculo com a finalidade da participação ativa dos alunos na discussão dos temas abordados em aula, resultando em uma notável colaboração entre os estudantes. Todos os alunos se envolveram ativamente, compartilhando seus entendimentos e dúvidas, e contribuindo para o esclarecimento mútuo. Esta abordagem favoreceu uma atmosfera de cooperação e fortaleceu os laços entre professores e alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais envolvente e participativo. Assim, com base nesses resultados, pode-se inferir que a utilização de mapas mentais é uma metodologia enriquecedora, propiciando compreensão abrangente do assunto, melhorando as habilidades cognitivas e incutindo a motivação essencial necessária para a criação de experiências relevantes de ensino e aprendizagem em História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8909_TB5027_27102024135057.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA BARROS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GESSICA BARROS" "autor_email" => "gessicabarros@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112412 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5027 "inscrito_id" => 8909 "titulo" => "MAPA MENTAL SUSPENSO: A IMPORTÂNCIA DO USO DE DINÂMICA EDUCACIONAL NA APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA" "resumo" => "O ensino da disciplina de História desempenha um papel fundamental na formação cidadã. Nesse contexto, a adoção de uma didática envolvente em sala de aula é importante, pois torna o aprendizado dos alunos significativo. O objetivo deste trabalho é estabelecer conexões entre o conteúdo apresentado em sala de aula e o uso de mapas mentais suspensos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Esta construção multidimensional serve como uma ferramenta diagnóstica, avaliativa e envolvente, promovendo, em última análise, uma experiência enriquecedora para o educando. Dessa maneira, o trabalho é um relato de experiência no qual apresenta o mapa mental suspenso como estratégia de ensinagem no ensino de História. A atividade foi realizada no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), Campus Professora Cinobelina Elvas, durante o mês de abril de 2024 com a turma do 2º ano do Ensino Médio, composta por vinte e três alunos. Durante a atividade, observou-se uma interação expressiva dos alunos, especialmente, ao revisar o conteúdo com o auxílio dos mapas mentais suspensos, utilizando materiais simples como folhas A4, canetas, barbante e grampeador. A implementação desta dinâmica se trata de mapa mental grampeado em um barbante em círculo com a finalidade da participação ativa dos alunos na discussão dos temas abordados em aula, resultando em uma notável colaboração entre os estudantes. Todos os alunos se envolveram ativamente, compartilhando seus entendimentos e dúvidas, e contribuindo para o esclarecimento mútuo. Esta abordagem favoreceu uma atmosfera de cooperação e fortaleceu os laços entre professores e alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais envolvente e participativo. Assim, com base nesses resultados, pode-se inferir que a utilização de mapas mentais é uma metodologia enriquecedora, propiciando compreensão abrangente do assunto, melhorando as habilidades cognitivas e incutindo a motivação essencial necessária para a criação de experiências relevantes de ensino e aprendizagem em História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8909_TB5027_27102024135057.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA BARROS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GESSICA BARROS" "autor_email" => "gessicabarros@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }