A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E IMPORTÂNCIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109761 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1244 "inscrito_id" => 4578 "titulo" => "A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E IMPORTÂNCIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O presente trabalho, é fruto de uma experiência ao realizar a Pesquisa e Estágio na Educação Infantil. Sendo assim, a partir das experiências vivenciadas na prática pedagógica com crianças do infantil II, pretende – se questionar: de que forma as manifestações artísticas podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo infantil? Assim, objetivando responder esta inquietação, espera- se compreender a importância da arte na Educação Infantil, como também, ressaltar as suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo infantil. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa, partiu de uma análise documental presente nos seguintes documentos nacionais oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018). E para a fundamentação, o estudo tem como aporte teórico, os estudos de Ferraz e Fusari (1999), Oliveira (1988), dentre outros. As reflexões construídas a partir da experiência como docente e através das pesquisas bibliográficas, contribuíram para evidenciar que a arte é um recurso pedagógico fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, cabe ao professor planejar e incluir esse conceito, respeitando a diversidade, o tempo e a maneira com que cada criança relaciona-se com a arte no processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, ao nos depararmos com a realidade existente no ambiente escolar, se faz necessário a compreensão acerca das práticas educativas, em acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças, para assim, promover um conhecimento capaz de desenvolver na criança a sua socialização, autonomia, comunicação, entre outras habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4578_TB1244_29022024212601.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICIANE SOUZA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "GLEICIANE" "autor_email" => "gleicianesouza16@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109761 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1244 "inscrito_id" => 4578 "titulo" => "A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E IMPORTÂNCIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O presente trabalho, é fruto de uma experiência ao realizar a Pesquisa e Estágio na Educação Infantil. Sendo assim, a partir das experiências vivenciadas na prática pedagógica com crianças do infantil II, pretende – se questionar: de que forma as manifestações artísticas podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo infantil? Assim, objetivando responder esta inquietação, espera- se compreender a importância da arte na Educação Infantil, como também, ressaltar as suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo infantil. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa, partiu de uma análise documental presente nos seguintes documentos nacionais oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018). E para a fundamentação, o estudo tem como aporte teórico, os estudos de Ferraz e Fusari (1999), Oliveira (1988), dentre outros. As reflexões construídas a partir da experiência como docente e através das pesquisas bibliográficas, contribuíram para evidenciar que a arte é um recurso pedagógico fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, cabe ao professor planejar e incluir esse conceito, respeitando a diversidade, o tempo e a maneira com que cada criança relaciona-se com a arte no processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, ao nos depararmos com a realidade existente no ambiente escolar, se faz necessário a compreensão acerca das práticas educativas, em acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças, para assim, promover um conhecimento capaz de desenvolver na criança a sua socialização, autonomia, comunicação, entre outras habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4578_TB1244_29022024212601.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICIANE SOUZA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "GLEICIANE" "autor_email" => "gleicianesouza16@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }