LÓGICA E DIVERSÃO: INTERVENÇÃO LÚDICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO EM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORTALEZA-CE
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O projeto surgiu como uma estratégia devido às preocupações com o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em Matemática, conforme demonstra o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2022, em que 73% dos participantes brasileiros ficaram abaixo do nível 2, considerado o mínimo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) para o exercício pleno da cidadania. Nesse cenário, iniciativas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Mirim são fundamentais para promover o estudo da Matemática e melhorar a qualidade da educação básica. Ademais, métodos que empregam raciocínio lógico e lúdico podem mediar a aprendizagem matemática de maneira eficaz e significativa. Jogos e quebra-cabeças matemáticos aumentam a motivação dos alunos e reforçam a compreensão dos conceitos matemáticos em situações cotidianas. 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