ATITUDES SOCIAIS FRENTE A TRANSIÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO 5º PARA 0 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109364 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 705 "inscrito_id" => 1155 "titulo" => "ATITUDES SOCIAIS FRENTE A TRANSIÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO 5º PARA 0 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho relaciona-se a uma temática educacional um tanto complexa que é vivenciada por professores e alunos com deficiência ano a ano no processo de transição do ensino fundamental anos iniciais para os anos finais. Esse momento da transição é marcado pela construção de conexões afetivas entre os alunos e corpo docente da instituição escolar tornando-se um processo de importantes aprendizagens, sendo essencial para os alunos com deficiência. Os alunos com deficiência, assim como qualquer aluno adquirem saberes sobre o mundo e as pessoas com quem convivem. Esses saberes são construídos a partir de conceitos, convicções e atitudes sociais adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida (Omote e Vieira, 2018). No contexto da transição, esses fatores podem exercer influência sobre as relações e comportamentos dos alunos, bem como no desempenho escolar. Este artigo tem o objetivo de analisar, do ponto de vista teórico, a influência das atitudes sociais, dos professores, sobre os alunos no período de transição. Para subsidiar a discussão a base teórica será embasada nos seguintes autores: Mantoan (2022), Omote e Vieira (2018), Prado (2022), entre outros. Este estudo é parte da pesquisa de mestrado em andamento que tem essa temática como foco e, na etapa inicial, caracteriza-se pela investigação em fontes bibliográficas com a busca no banco de teses e dissertações e o Portal de Periódicos Capes. A seleção e leitura do material aponta como resultado que a investigação sobre essa temática é necessária visto que poucos estudos sobre a transição são encontrados. Assim sendo, conclui-se que pensar a respeito da transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental, dos alunos com deficiência, envolve a reflexão e requer uma análise profunda sobre as atitudes sociais dos professores frente à questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1155_TB705_06062024145842.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSENEIDE MARIA BATISTA CIRINO" "autor_nome_curto" => "ROSENEIDE" "autor_email" => "roseneide.cirino@unespar.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109364 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 705 "inscrito_id" => 1155 "titulo" => "ATITUDES SOCIAIS FRENTE A TRANSIÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO 5º PARA 0 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho relaciona-se a uma temática educacional um tanto complexa que é vivenciada por professores e alunos com deficiência ano a ano no processo de transição do ensino fundamental anos iniciais para os anos finais. Esse momento da transição é marcado pela construção de conexões afetivas entre os alunos e corpo docente da instituição escolar tornando-se um processo de importantes aprendizagens, sendo essencial para os alunos com deficiência. Os alunos com deficiência, assim como qualquer aluno adquirem saberes sobre o mundo e as pessoas com quem convivem. Esses saberes são construídos a partir de conceitos, convicções e atitudes sociais adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida (Omote e Vieira, 2018). No contexto da transição, esses fatores podem exercer influência sobre as relações e comportamentos dos alunos, bem como no desempenho escolar. Este artigo tem o objetivo de analisar, do ponto de vista teórico, a influência das atitudes sociais, dos professores, sobre os alunos no período de transição. Para subsidiar a discussão a base teórica será embasada nos seguintes autores: Mantoan (2022), Omote e Vieira (2018), Prado (2022), entre outros. Este estudo é parte da pesquisa de mestrado em andamento que tem essa temática como foco e, na etapa inicial, caracteriza-se pela investigação em fontes bibliográficas com a busca no banco de teses e dissertações e o Portal de Periódicos Capes. A seleção e leitura do material aponta como resultado que a investigação sobre essa temática é necessária visto que poucos estudos sobre a transição são encontrados. Assim sendo, conclui-se que pensar a respeito da transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental, dos alunos com deficiência, envolve a reflexão e requer uma análise profunda sobre as atitudes sociais dos professores frente à questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1155_TB705_06062024145842.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSENEIDE MARIA BATISTA CIRINO" "autor_nome_curto" => "ROSENEIDE" "autor_email" => "roseneide.cirino@unespar.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }