Este trabalho relaciona-se a uma temática educacional um tanto complexa que é vivenciada por professores e alunos com deficiência ano a ano no processo de transição do ensino fundamental anos iniciais para os anos finais. Esse momento da transição é marcado pela construção de conexões afetivas entre os alunos e corpo docente da instituição escolar tornando-se um processo de importantes aprendizagens, sendo essencial para os alunos com deficiência. Os alunos com deficiência, assim como qualquer aluno adquirem saberes sobre o mundo e as pessoas com quem convivem. Esses saberes são construídos a partir de conceitos, convicções e atitudes sociais adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida (Omote e Vieira, 2018). No contexto da transição, esses fatores podem exercer influência sobre as relações e comportamentos dos alunos, bem como no desempenho escolar. Este artigo tem o objetivo de analisar, do ponto de vista teórico, a influência das atitudes sociais, dos professores, sobre os alunos no período de transição. Para subsidiar a discussão a base teórica será embasada nos seguintes autores: Mantoan (2022), Omote e Vieira (2018), Prado (2022), entre outros. Este estudo é parte da pesquisa de mestrado em andamento que tem essa temática como foco e, na etapa inicial, caracteriza-se pela investigação em fontes bibliográficas com a busca no banco de teses e dissertações e o Portal de Periódicos Capes. A seleção e leitura do material aponta como resultado que a investigação sobre essa temática é necessária visto que poucos estudos sobre a transição são encontrados. Assim sendo, conclui-se que pensar a respeito da transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental, dos alunos com deficiência, envolve a reflexão e requer uma análise profunda sobre as atitudes sociais dos professores frente à questão.