Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE FILMES E SÉRIES PARA O ENSINO DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INTERIOR DE ALAGOAS – RELATO DE EXPERIENCIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109204
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 4922
    "titulo" => "O USO DE FILMES E SÉRIES PARA O ENSINO DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INTERIOR DE ALAGOAS – RELATO DE EXPERIENCIA."
    "resumo" => "Este trabalho destaca a aplicação inovadora do uso de filmes e séries como ferramenta pedagógica para o ensino das lutas nas aulas de Educação Física no interior de Alagoas. A atividade busca explorar estratégias alternativas para tornar o aprendizado das lutas mais envolvente e acessível aos estudantes, considerando as limitações de recursos e a realidade sociocultural da região. No contexto educacional, as lutas possuem seu ensino previsto na BNCC (2017), por vezes os alunos não usufruem deste conteúdo da cultura corporal de movimento, especialmente em ambiente com poucos recursos. O uso de filmes e series surge como uma estratégia para driblar essa deficiência. O relato descreve a seleção de materiais audiovisuais que retratam situações de lutas, destacando valores éticos, históricos e culturais associados a elas. Para desenvolvimento das atividades, foram formados diferentes grupos de alunos, onde cada grupo escolheu uma série ou filme, como Cobra Kai, Creed e Wandinha, e posteriormente realizaram a reprodução das cenas em sala de aula, com pesquisa prévia sobre a história e principais movimentos da luta abordada. A integração desses recursos multimídia nas aulas de Educação Física visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e aprofundada das lutas e de seus aspectos teóricos e práticos de forma lúdica. Os resultados indicam maior motivação dos alunos para participar das aulas, bem como uma melhoria na retenção do conhecimento. Observou-se também, uma maior identificação dos estudantes com personagens e contextos apresentados nos filmes e séries, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa. Este trabalho contribui para a discussão sobre metodologias de ensino inovadoras no campo da Educação Física, destacando a importância de adaptar as práticas pedagógicas à realidade e às características dos estudantes. A abordagem proposta evidencia o potencial dos recursos audiovisuais como ferramentas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, especialmente em ambientes educacionais desafiadores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4922_TB484_22102024165458.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIHAMI SOARES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "MAIHAMI"
    "autor_email" => "maihamisoares@professor.educ.al.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109204
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 4922
    "titulo" => "O USO DE FILMES E SÉRIES PARA O ENSINO DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INTERIOR DE ALAGOAS – RELATO DE EXPERIENCIA."
    "resumo" => "Este trabalho destaca a aplicação inovadora do uso de filmes e séries como ferramenta pedagógica para o ensino das lutas nas aulas de Educação Física no interior de Alagoas. A atividade busca explorar estratégias alternativas para tornar o aprendizado das lutas mais envolvente e acessível aos estudantes, considerando as limitações de recursos e a realidade sociocultural da região. No contexto educacional, as lutas possuem seu ensino previsto na BNCC (2017), por vezes os alunos não usufruem deste conteúdo da cultura corporal de movimento, especialmente em ambiente com poucos recursos. O uso de filmes e series surge como uma estratégia para driblar essa deficiência. O relato descreve a seleção de materiais audiovisuais que retratam situações de lutas, destacando valores éticos, históricos e culturais associados a elas. Para desenvolvimento das atividades, foram formados diferentes grupos de alunos, onde cada grupo escolheu uma série ou filme, como Cobra Kai, Creed e Wandinha, e posteriormente realizaram a reprodução das cenas em sala de aula, com pesquisa prévia sobre a história e principais movimentos da luta abordada. A integração desses recursos multimídia nas aulas de Educação Física visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e aprofundada das lutas e de seus aspectos teóricos e práticos de forma lúdica. Os resultados indicam maior motivação dos alunos para participar das aulas, bem como uma melhoria na retenção do conhecimento. Observou-se também, uma maior identificação dos estudantes com personagens e contextos apresentados nos filmes e séries, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa. Este trabalho contribui para a discussão sobre metodologias de ensino inovadoras no campo da Educação Física, destacando a importância de adaptar as práticas pedagógicas à realidade e às características dos estudantes. A abordagem proposta evidencia o potencial dos recursos audiovisuais como ferramentas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, especialmente em ambientes educacionais desafiadores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4922_TB484_22102024165458.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIHAMI SOARES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "MAIHAMI"
    "autor_email" => "maihamisoares@professor.educ.al.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho destaca a aplicação inovadora do uso de filmes e séries como ferramenta pedagógica para o ensino das lutas nas aulas de Educação Física no interior de Alagoas. A atividade busca explorar estratégias alternativas para tornar o aprendizado das lutas mais envolvente e acessível aos estudantes, considerando as limitações de recursos e a realidade sociocultural da região. No contexto educacional, as lutas possuem seu ensino previsto na BNCC (2017), por vezes os alunos não usufruem deste conteúdo da cultura corporal de movimento, especialmente em ambiente com poucos recursos. O uso de filmes e series surge como uma estratégia para driblar essa deficiência. O relato descreve a seleção de materiais audiovisuais que retratam situações de lutas, destacando valores éticos, históricos e culturais associados a elas. Para desenvolvimento das atividades, foram formados diferentes grupos de alunos, onde cada grupo escolheu uma série ou filme, como Cobra Kai, Creed e Wandinha, e posteriormente realizaram a reprodução das cenas em sala de aula, com pesquisa prévia sobre a história e principais movimentos da luta abordada. A integração desses recursos multimídia nas aulas de Educação Física visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e aprofundada das lutas e de seus aspectos teóricos e práticos de forma lúdica. Os resultados indicam maior motivação dos alunos para participar das aulas, bem como uma melhoria na retenção do conhecimento. Observou-se também, uma maior identificação dos estudantes com personagens e contextos apresentados nos filmes e séries, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa. Este trabalho contribui para a discussão sobre metodologias de ensino inovadoras no campo da Educação Física, destacando a importância de adaptar as práticas pedagógicas à realidade e às características dos estudantes. A abordagem proposta evidencia o potencial dos recursos audiovisuais como ferramentas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, especialmente em ambientes educacionais desafiadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.