HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ESPAÇO ESCOLAR.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110056 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 8558 "titulo" => "HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ESPAÇO ESCOLAR." "resumo" => "O tema educação possui tamanha importância que ultrapassa o seu alcance pedagógico, construindo objetos de estudos para todas as áreas do conhecimento, adequando-se como um alicerce para nós arquitetos, que tratamos de materializar os ambientes para o seu desenvolvimento. O presente artigo tem o objetivo ressaltar a importância do estudo do espaço escolar, na historiografia das Instituições Educativas. A pesquisa em História da Educação nos dias atuais tem a escola como objeto recorrente e vem sendo ampliada e renovada. A pesquisa com instituições, as análises sociológicas, organizacionais e curriculares compilam-se com o objetivo de uma reconstituição historiográfica de valor, pois se propõe a contextualizar a instituição pesquisada no cenário político, social, cultural e educacional em que ela se desenvolveu. O ambiente físico escolar é o local do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e seu edifício deve ser analisado como afirmação cultural de uma determinada comunidade, por refletir e expressar aspectos que vão muito além de sua materialidade. Diante de todas as considerações apresentadas, podemos compreender que o estudo em História da Educação está inerentemente associado à pesquisa sobre a escola como um todo e que vários são os aspectos que podem ser levados em consideração como fontes. A metodologia utilizada, é o da pesquisa bibliográfica, obtendo reflexões acerca da história e da evolução das instituições educativas, demonstrando nos resultados que podemos dar mais ênfase ao espaço ali vivido, para poder entendermos as dinâmicas e as práticas educativas ali existentes. Afinal como Frago (2001) afirma o espaço jamais é neutro: em vez disso, ele “carrega em sua configuração como território e lugar, signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais e daqueles que o habitam” (FRAGO, 2001, p. 64)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8558_TB1680_09102024142514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INDAYANE GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "INDAYANE GOMES" "autor_email" => "indayanegomes_@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110056 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 8558 "titulo" => "HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ESPAÇO ESCOLAR." "resumo" => "O tema educação possui tamanha importância que ultrapassa o seu alcance pedagógico, construindo objetos de estudos para todas as áreas do conhecimento, adequando-se como um alicerce para nós arquitetos, que tratamos de materializar os ambientes para o seu desenvolvimento. O presente artigo tem o objetivo ressaltar a importância do estudo do espaço escolar, na historiografia das Instituições Educativas. A pesquisa em História da Educação nos dias atuais tem a escola como objeto recorrente e vem sendo ampliada e renovada. A pesquisa com instituições, as análises sociológicas, organizacionais e curriculares compilam-se com o objetivo de uma reconstituição historiográfica de valor, pois se propõe a contextualizar a instituição pesquisada no cenário político, social, cultural e educacional em que ela se desenvolveu. O ambiente físico escolar é o local do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e seu edifício deve ser analisado como afirmação cultural de uma determinada comunidade, por refletir e expressar aspectos que vão muito além de sua materialidade. Diante de todas as considerações apresentadas, podemos compreender que o estudo em História da Educação está inerentemente associado à pesquisa sobre a escola como um todo e que vários são os aspectos que podem ser levados em consideração como fontes. A metodologia utilizada, é o da pesquisa bibliográfica, obtendo reflexões acerca da história e da evolução das instituições educativas, demonstrando nos resultados que podemos dar mais ênfase ao espaço ali vivido, para poder entendermos as dinâmicas e as práticas educativas ali existentes. Afinal como Frago (2001) afirma o espaço jamais é neutro: em vez disso, ele “carrega em sua configuração como território e lugar, signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais e daqueles que o habitam” (FRAGO, 2001, p. 64)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8558_TB1680_09102024142514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INDAYANE GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "INDAYANE GOMES" "autor_email" => "indayanegomes_@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }