Sabemos que a Educação Matemática é fundamental no desenvolvimento da criança e do adolescente, mas temos um dos piores rendimentos de modo geral. Por isso, a necessidade de contextualizar e buscar formas mais atrativas estará sempre presente no dia a dia do educador. A necessidade de buscar uma maneira de atrair a atenção do estudante do ensino fundamental e médio para a equação do segundo grau e função do segundo grau é conectá-las ao cotidiano dos alunos, como o futebol. Esta comunicação busca compartilhar uma prática pedagógica que oferece a oportunidade de usar a necessidade de saber quantos times jogaram um campeonato de futebol, semelhante ao Campeonato Brasileiro, podemos aplicar a equação do segundo grau sabendo quantas foram as partidas disputadas. n(n-1)=p Onde p ? o número de partidas e n é o número de times participantes. Mostramos aos estudantes a natureza da distribuição de jogos por times, sabendo que um time não joga contra ele mesmo, por isso n multiplicado por n-1 é igual ao número de partidas. Fazer uso da tabela de qualquer campeonato que tenha dois times, para contextualizar o uso da equação do segundo grau e da função do segundo grau mostrando de forma prática uma das funções base para a compreensão das estruturas polinomiais. Os alunos podem até criar seus próprios campeonatos com times reais ou fictícios para perceberem a aplicação, relevância e potencialidade desse conceito matemático (DANTE, 2017; LEITE, 2020; NOÉ, 2024, NEHING, 2017, VIANA, 2023).