A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA (L2) A PARTIR DA LIBRAS (L1) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111314 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3436 "inscrito_id" => 8503 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA (L2) A PARTIR DA LIBRAS (L1) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE" "resumo" => "O entendimento que a Libras – Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua do surdo, respeitada de forma oral e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua ainda é um desafio para o surdo. O presente Artigo apresenta propostas da prática pedagógica a partir de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa-ação através de ferramentas tecnológicas para a realização dos estudos. O objetivo geral do trabalho é refletir acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Surdos a partir do letramento através da utilização da segunda língua (Língua Portuguesa) e vídeos em Libras, na proposta da Educação Bilíngue, a partir dos objetivos específicos: analisar teóricos que tratem sobre alfabetização / letramento através da Língua Portuguesa (L2) com o uso da Libras (L1) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As ideias de Quadros (2000; 2006), Libâneo (2007; 2013; 2017), Campello (2008), Lebedeff (2015; 2017), Ribeiro e Cruz (2022), dentre outros que colaboraram para o referido trabalho. As experiências realizadas no Município de Rio das Ostras/RJ e apresentadas na Seção de Comunicação Oral 4 sob o título “A Multissemiótica aliada às Tecnologias de Comunicação e Informação no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos” durante o “IV Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – materiais pedagógicos em foco – ensino e estratégias” no Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Surdo (INES) no Município do Rio de Janeiro/RJ. As considerações finais refletem sobre o período da Pandemia Covid-19 e seus desafios, as possibilidades do uso das novas Tecnologias, a necessidade da Formação Continuada e a persistência de Políticas Públicas voltadas para a proposta de Educação Bilíngue para Surdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8503_TB3436_27102024215128.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA REGINA FRANÇA PASCOAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flaviapascoaljus@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111314 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3436 "inscrito_id" => 8503 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA (L2) A PARTIR DA LIBRAS (L1) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE" "resumo" => "O entendimento que a Libras – Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua do surdo, respeitada de forma oral e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua ainda é um desafio para o surdo. O presente Artigo apresenta propostas da prática pedagógica a partir de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa-ação através de ferramentas tecnológicas para a realização dos estudos. O objetivo geral do trabalho é refletir acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Surdos a partir do letramento através da utilização da segunda língua (Língua Portuguesa) e vídeos em Libras, na proposta da Educação Bilíngue, a partir dos objetivos específicos: analisar teóricos que tratem sobre alfabetização / letramento através da Língua Portuguesa (L2) com o uso da Libras (L1) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As ideias de Quadros (2000; 2006), Libâneo (2007; 2013; 2017), Campello (2008), Lebedeff (2015; 2017), Ribeiro e Cruz (2022), dentre outros que colaboraram para o referido trabalho. As experiências realizadas no Município de Rio das Ostras/RJ e apresentadas na Seção de Comunicação Oral 4 sob o título “A Multissemiótica aliada às Tecnologias de Comunicação e Informação no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos” durante o “IV Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – materiais pedagógicos em foco – ensino e estratégias” no Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Surdo (INES) no Município do Rio de Janeiro/RJ. As considerações finais refletem sobre o período da Pandemia Covid-19 e seus desafios, as possibilidades do uso das novas Tecnologias, a necessidade da Formação Continuada e a persistência de Políticas Públicas voltadas para a proposta de Educação Bilíngue para Surdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8503_TB3436_27102024215128.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA REGINA FRANÇA PASCOAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flaviapascoaljus@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }