Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E ENSINO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL: MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO CONGRESSO INTERCOM GP-PP (2019-2023)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114284
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7711
    "inscrito_id" => 10453
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E ENSINO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL: MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO CONGRESSO INTERCOM GP-PP (2019-2023)"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é mapear os trabalhos sobre educação e ensino em Publicidade e Propaganda apresentados no GP-PP do congresso Intercom entre os anos de 2019-2023, a fim de identificar o conteúdo das pesquisas e o perfil dos pesquisadores, instituições de origem e principais abordagens dos textos. A pesquisa se classifica como do tipo exploratória e documental. A partir dos seus objetivos, sua abordagem é a qualitativa e, por vezes, quantitativa. A técnica utilizada é a de Análise de Conteúdo. No total foram selecionados sete trabalhos sendo dois das edições de 2019, 2020 e 2023, um trabalho da edição de 2022 e nenhum trabalho na edição de 2021. Os textos analisados compartilham a preocupação em promover uma educação em Publicidade e Propaganda alinhada com as demandas e transformações do mercado atual. Eles destacam a importância de conectar a prática da publicidade com teorias e conceitos, especialmente diante das mudanças trazidas pela internet e pelo mercado brasileiro. Foi percebido que o ensino da Publicidade e Propaganda na atualidade precisa se adaptar às demandas de um mundo cada vez mais digital e interconectado. Isso requer uma abordagem educacional mais flexível, dinâmica e orientada para a prática, capaz de formar profissionais aptos a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desse cenário em constante evolução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10453_TB7711_30092024102047.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL JOSÉ BONA"
    "autor_nome_curto" => "BONA"
    "autor_email" => "bona.professor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114284
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7711
    "inscrito_id" => 10453
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E ENSINO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL: MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO CONGRESSO INTERCOM GP-PP (2019-2023)"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é mapear os trabalhos sobre educação e ensino em Publicidade e Propaganda apresentados no GP-PP do congresso Intercom entre os anos de 2019-2023, a fim de identificar o conteúdo das pesquisas e o perfil dos pesquisadores, instituições de origem e principais abordagens dos textos. A pesquisa se classifica como do tipo exploratória e documental. A partir dos seus objetivos, sua abordagem é a qualitativa e, por vezes, quantitativa. A técnica utilizada é a de Análise de Conteúdo. No total foram selecionados sete trabalhos sendo dois das edições de 2019, 2020 e 2023, um trabalho da edição de 2022 e nenhum trabalho na edição de 2021. Os textos analisados compartilham a preocupação em promover uma educação em Publicidade e Propaganda alinhada com as demandas e transformações do mercado atual. Eles destacam a importância de conectar a prática da publicidade com teorias e conceitos, especialmente diante das mudanças trazidas pela internet e pelo mercado brasileiro. Foi percebido que o ensino da Publicidade e Propaganda na atualidade precisa se adaptar às demandas de um mundo cada vez mais digital e interconectado. Isso requer uma abordagem educacional mais flexível, dinâmica e orientada para a prática, capaz de formar profissionais aptos a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desse cenário em constante evolução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10453_TB7711_30092024102047.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL JOSÉ BONA"
    "autor_nome_curto" => "BONA"
    "autor_email" => "bona.professor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear os trabalhos sobre educação e ensino em Publicidade e Propaganda apresentados no GP-PP do congresso Intercom entre os anos de 2019-2023, a fim de identificar o conteúdo das pesquisas e o perfil dos pesquisadores, instituições de origem e principais abordagens dos textos. A pesquisa se classifica como do tipo exploratória e documental. A partir dos seus objetivos, sua abordagem é a qualitativa e, por vezes, quantitativa. A técnica utilizada é a de Análise de Conteúdo. No total foram selecionados sete trabalhos sendo dois das edições de 2019, 2020 e 2023, um trabalho da edição de 2022 e nenhum trabalho na edição de 2021. Os textos analisados compartilham a preocupação em promover uma educação em Publicidade e Propaganda alinhada com as demandas e transformações do mercado atual. Eles destacam a importância de conectar a prática da publicidade com teorias e conceitos, especialmente diante das mudanças trazidas pela internet e pelo mercado brasileiro. Foi percebido que o ensino da Publicidade e Propaganda na atualidade precisa se adaptar às demandas de um mundo cada vez mais digital e interconectado. Isso requer uma abordagem educacional mais flexível, dinâmica e orientada para a prática, capaz de formar profissionais aptos a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desse cenário em constante evolução.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.