A ludicidade é inerente ao desenvolvimento humano, desempenhando um papel vital nas atividades educativas ao longo das diferentes fases da vida escolar. Portanto, torna-se essencial a incorporação dessas abordagens no trabalho docente, visando proporcionar uma formação psicológica, social e física mais completa aos indivíduos. Este presente trabalho tem por objetivo socializar uma experiência educativa desenvolvida com as crianças do município de Codó, Maranhão, no ano de 2023, realizado por estudantes do curso de Pedagogia, destacando seus impactos no processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento integral das crianças e na formação profissional dos discentes. Os alunos do Ensino Superior, foram anteriormente organizados em grupos e cada grupo receberam temas distintos (Habilidade motora, Alimentação Saudável e Crescimento Criativo), em seguida confeccionaram recursos lúdicos com material acessível e reciclável. Durante a prática com as crianças da comunidade, realizaram atividades para trabalhar cada temática proposta (Jogos, Brincadeiras, Arte e Pintura) dentro das dependências da IES. Destacamos os impactos positivos dessa iniciativa no processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento integral das crianças e na formação profissional dos estudantes envolvidos. O engajamento e interesse das crianças nas atividades educativas, indicaram uma abordagem pedagógica mais eficaz, trazendo consigo reflexões e aprendizados significativos para os estudantes de Pedagogia envolvidos no projeto. Estas atividades contribuem para a formação profissional e pessoal dos graduandos, além de envolver a participação da comunidade local, promovendo a valorização da educação e o fortalecimento dos vínculos entre a instituição de ensino e a comunidade. Ressaltamos os impactos no processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento integral das crianças e na formação profissional dos futuros pedagogos.