APRENDENDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM O JOGO DE CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114228 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7628 "inscrito_id" => 18129 "titulo" => "APRENDENDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM O JOGO DE CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO" "resumo" => "O professor munido de saberes da área de Neurociências é capaz de compreender como a aprendizagem acontece no encéfalo, o que lhe permite fundamentar e melhorar a qualidade do ensino com os alunos. A fim de colaborar com essa conjuntura, este trabalho descreve como foi a elaboração e aplicação de um jogo educacional do tipo analógico designado como o jogo de células do sistema nervoso, para analisar os seus efeitos à formação continuada docente. A pesquisa qualitativa, explicativa e de campo ocorreu no contexto de uma disciplina de Neurociência aplicada à Educação, período noturno, ofertada em um programa de mestrado profissional, de uma universidade pública, localizada ao norte do Paraná. Na coleta de dados, quatorze discentes foram organizados em três grupos, para a realização de uma atividade avaliativa. O assunto de neurônios ficou a cargo de um grupo de sete discentes, que realizaram a atividade em forma de um seminário, em seguida construíram e aplicaram um jogo com os demais discentes. No final, todos os participantes responderam um questionário dissertativo. Os resultados evidenciam que a maioria aprendeu pela primeira vez os conceitos de neurociências por meio de um jogo, o que colaborou para aprender assuntos ditos por eles como sendo difíceis, principalmente porque não fazem parte do dia a dia. Conclui-se que a utilização do jogo oportunizou efeitos positivos à formação continuada dos docentes, como aprendizados de forma lúdica, dinâmica e divertida a respeito de células do sistema nervoso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID18129_TB7628_09102024211252.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIA CRISTINA CARRARA MARCHI" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA" "autor_email" => "cassiacarrara@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114228 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7628 "inscrito_id" => 18129 "titulo" => "APRENDENDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM O JOGO DE CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO" "resumo" => "O professor munido de saberes da área de Neurociências é capaz de compreender como a aprendizagem acontece no encéfalo, o que lhe permite fundamentar e melhorar a qualidade do ensino com os alunos. A fim de colaborar com essa conjuntura, este trabalho descreve como foi a elaboração e aplicação de um jogo educacional do tipo analógico designado como o jogo de células do sistema nervoso, para analisar os seus efeitos à formação continuada docente. A pesquisa qualitativa, explicativa e de campo ocorreu no contexto de uma disciplina de Neurociência aplicada à Educação, período noturno, ofertada em um programa de mestrado profissional, de uma universidade pública, localizada ao norte do Paraná. Na coleta de dados, quatorze discentes foram organizados em três grupos, para a realização de uma atividade avaliativa. O assunto de neurônios ficou a cargo de um grupo de sete discentes, que realizaram a atividade em forma de um seminário, em seguida construíram e aplicaram um jogo com os demais discentes. No final, todos os participantes responderam um questionário dissertativo. Os resultados evidenciam que a maioria aprendeu pela primeira vez os conceitos de neurociências por meio de um jogo, o que colaborou para aprender assuntos ditos por eles como sendo difíceis, principalmente porque não fazem parte do dia a dia. Conclui-se que a utilização do jogo oportunizou efeitos positivos à formação continuada dos docentes, como aprendizados de forma lúdica, dinâmica e divertida a respeito de células do sistema nervoso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID18129_TB7628_09102024211252.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIA CRISTINA CARRARA MARCHI" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA" "autor_email" => "cassiacarrara@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }