Os padrões de comportamento atuam como elementos fundamentais na sociedade moderna para a compreensão dos papéis sociais atribuídos aos homens e às mulheres. A socialização é um dos mecanismos responsáveis pela reprodução de hábitos e costumes que são compartilhados culturalmente entre os seres humanos. Assim, nosso objetivo parte da análise dos estudos sobre as relações de poder existentes nos espaços familiar e escolar, onde essas instituições sociais desempenham papéis determinantes na formação humana e social dos indivíduos. Dessa forma, realizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica sobre o assunto, por meio de leitura crítica de artigos e livros, que abordam a concepção teórica de submissão imposta às mulheres sob a visão de Elena Gianini Belotti. A compreensão de uma sociedade que ainda reproduz hábitos e costumes que corroboram para manter a inferioridade da mulher por meio do patriarcado também são contemplados nos estudos de Heleieth I. B. Saffioti e Pierre Bourdieu. A principal tarefa para essa discussão sobre gênero, família e escola é perceber que as construções dos papéis sociais estabelecidos para homens e mulheres permeiam práticas culturais reconhecidas que se intercruzam com novas realidades, saberes e identidades na busca por afirmação e legitimidade diante dos diferentes processos históricos e sociais contemporâneos. Assim, chega-se à perspectiva de que, na sociedade atual, os papéis sociais que homens e mulheres ocupam estão sujeitos a novas ressignificações, resultantes de divergências e confrontos do processo emancipatório promovido pelos movimentos sociais.