DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA E PEDAGOGIA, UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113315 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6345 "inscrito_id" => 16826 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA E PEDAGOGIA, UMA PERSPECTIVA CRÍTICA" "resumo" => "Este artigo explora as interações entre a Psicologia e a Pedagogia, destacando sua história, influências mútuas e implicações no campo educacional. Inicia-se com uma análise das raízes filosóficas da Psicologia e sua evolução como ciência, destacando a diversidade de abordagens e teorias que caracterizam o campo. Assim, observando que essa diversidade também influenciou as reflexões e práticas pedagógicas, desde o surgimento de diferentes compreensões sobre a mente humana e o comportamento até os dias atuais. A posteriori, discute-se como os processos sociais, históricos e culturais moldaram tanto a Psicologia quanto a Pedagogia, enfatizando a importância de considerar esses contextos na análise científica. Na parte metodológica, buscou-se definir esta pesquisa enquanto uma revisão narrativa da literatura, assim como nos apoiamos também em autores da psicanálise e da psicologia para discutir criticamente o lugar da Ciência nesses campos. Por fim, nos resultados, são discutidas as práticas de abordagens pedagógicas que se baseiam em teorias psicológicas, como o comportamentalismo, a psicanálise e a teoria sócio-histórica de Vygotsky. Nas considerações finais, destaca-se o potencial de colaboração entre a Psicologia e a Pedagogia, enfatizando a importância de abordagens críticas e compreensivas para entender os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Conclui-se com um apelo por novas reflexões e revisões críticas sobre o papel das Psicologias na ciência pedagógica, visando uma compreensão mais específica e holística dos fenômenos que permeiam esses campos interdisciplinares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16826_TB6345_10102024160842.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR VINICIUS RAMOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ARTHUR" "autor_email" => "arthurvrribeiro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113315 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6345 "inscrito_id" => 16826 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA E PEDAGOGIA, UMA PERSPECTIVA CRÍTICA" "resumo" => "Este artigo explora as interações entre a Psicologia e a Pedagogia, destacando sua história, influências mútuas e implicações no campo educacional. Inicia-se com uma análise das raízes filosóficas da Psicologia e sua evolução como ciência, destacando a diversidade de abordagens e teorias que caracterizam o campo. Assim, observando que essa diversidade também influenciou as reflexões e práticas pedagógicas, desde o surgimento de diferentes compreensões sobre a mente humana e o comportamento até os dias atuais. A posteriori, discute-se como os processos sociais, históricos e culturais moldaram tanto a Psicologia quanto a Pedagogia, enfatizando a importância de considerar esses contextos na análise científica. Na parte metodológica, buscou-se definir esta pesquisa enquanto uma revisão narrativa da literatura, assim como nos apoiamos também em autores da psicanálise e da psicologia para discutir criticamente o lugar da Ciência nesses campos. Por fim, nos resultados, são discutidas as práticas de abordagens pedagógicas que se baseiam em teorias psicológicas, como o comportamentalismo, a psicanálise e a teoria sócio-histórica de Vygotsky. Nas considerações finais, destaca-se o potencial de colaboração entre a Psicologia e a Pedagogia, enfatizando a importância de abordagens críticas e compreensivas para entender os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Conclui-se com um apelo por novas reflexões e revisões críticas sobre o papel das Psicologias na ciência pedagógica, visando uma compreensão mais específica e holística dos fenômenos que permeiam esses campos interdisciplinares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16826_TB6345_10102024160842.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR VINICIUS RAMOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ARTHUR" "autor_email" => "arthurvrribeiro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }