Este artigo vai analisar, com base em relatos de mediadores, sobre as dificuldades no âmbito escolar quilombola de crianças com transtorno do espectro autista no ensino infantil em escolas localizadas em comunidades, discutindo a importância da mediação para a inclusão dessas crianças. No entanto, no contexto das comunidades quilombolas, destaca-se a carência de mediadores, evidenciando as dificuldades e diferenças enfrentadas no campo educacional. O objetivo principal deste estudo é retratar a realidade dos fatores negativos que afetam as dificuldades dos mediadores nas escola no ensino infantil. A pesquisa adotada é uma abordagem exploratória e qualitativa, que será realizada por meio da aplicação de relatos e entrevistas com mediadores que atuam no ensino infantil da escola da Comunidade Quilombola São Pedro, no município de Castanhal- PA. Os fundamentos metodológicos deste estudo têm como referência autores como Lev Vygotsky (1920), Jerome Bruner (1969) que discutem a importância de mediadores na escola, especialmente no ensino infantil e uma abordagem de Assunção Amaral (2021), que enfatiza a educação quilombola e a educação escolar quilombola entre outros autores. Por meio deste trabalho, busca-se ressaltar a importância desse profissional para apoiar os professores e oferecer suporte no desenvolvimento da criança incluída, mencionando algumas dificuldades, facilidades e propostas de adaptações