Esta pesquisa teve como objetivo, fazer uma análise do desenvolvimento das Políticas Públicas Pedagógicas voltadas aos povos indígenas, especificamente os TENTEHAR/GUAJAJARA: Terra Arariboia, no sul do Maranhão. Tomamos como recorte o Decreto nº 34557/2018 e a lei 11638/2021. O trabalho está alicerçado principalmente Vasconcellos (2002) e Candau (2011; 2021) e Baniwa (2006; 2019). Trata-se de uma pesquisa-ação real com lideranças indígenas, pais, estudantes e professores indígenas e não indígenas. Os dados foram coletados em meio de rodas de conversa e posteriormente transcritas e submetidas à análise confrontando com a literatura historiográfica deste povo. Nos encontros de pesquisas, foram feitas reflexões e considerações sobre as dimensões do significado de educação para os Tentehar-Guajajara examinando se estes saberes são essenciais para a afirmação da identidade, da cultura, da tradição e protagonismo dos indígenas. Conclui-se com a análise, uma interpretação de como os processos identitários dos povos indígenas são plurais e que os princípios da especificidade da organização comunitária e da interculturalidade que fundamentam a educação escolar diferenciada têm garantido a participação efetiva de tais povos e suas organizações próprias. Pela pesquisa se pode aferir que as políticas públicas pedagógicas estão sendo aplicadas e desta forma observamos como estão atuando como previsto e ao mesmo tempo recupera e dá manutenção e preservação de sua cultura.